Educação ambiental no municipio de marechal deodoro: um estudo preliminar para a conscientização da comunidade deodorense

Páginas: 11 (2619 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE MARECHAL DEODORO: UM ESTUDO PRELIMINAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE DEODORENSE.
Érica Michelle Soares JUVENAL (1); Juliana Melo dos SANTOS (2); Givaldo Oliveira dos SANTOS (3)
(1) Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas – CEFET/AL – Unidade de Ensino Descentralizada de Marechal Deodoro – UNED/MD. Rua Lourival Alfredo, nº 176, Marechal Deodoro– AL, CEP – 57160-000. Tel.: (0xx) 82 3263-1100, e-mail:
(1) CEFET/AL, UNED/MD, e-mail ericamichelles@hotmail.com
(2) CEFET/AL, UNED/MD,: e-mail: san_mell@yahoo.com.br
(3) CEFET/AL, UNED/MD, e-mail: givaldodt@oi.com.br

RESUMO
A cidade de Marechal Deodoro, em virtude de suas condições locais e ambientais caracteriza-se como alvo de fatores internos e externos que interferem no seudesenvolvimento, apresentando baixo índice de desenvolvimento humano - IDH e uma situação de indicadores sociais de intensa pobreza. Observa-se que se faz necessária a identificação de alternativas de sustentabilidade visando melhorar a qualidade de vida da população local, sendo de suma importância a existência de um processo de liderança institucional que trabalhe os principais problemas ambientais e oconhecimento da população sobre impactos ambientais que comprometem a capacidade do município no seu desenvolvimento sócio-ambiental e turístico, buscando articular e interagir, os diversos atores sociais locais, tais como: governo, prefeitura, colônia de pescadores, associações empresariais, comerciantes, instituições de ensino e pesquisa. É nesse contexto que desenvolvemos o projeto depesquisa, cadastrado no CNPq e na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas intitulado “Educação Ambiental no Município de Marechal Deodoro: um estudo preliminar para a conscientização e melhoria de vida da comunidade deodorense”, que tem como objetivos principais identificar o conhecimento básico da população sobre as questões sócio-ambientais, conscientizar e propiciar aquisição de valores emotivação, induzindo-os a uma participação ativa na proteção do meio ambiente, desenvolvendo o senso de responsabilidade através da educação ambiental. A pesquisa tem como procedimentos metodológicos, a realização de pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de questionários, efetuação de entrevistas semi-estruturadas, visando identificar quais as questões sócio-ambientais locais necessitamde ações de educação ambiental. Dessa forma, o presente resumo pretende apresentar a proposta do referido projeto analisando o estágio atual da pesquisa, respondendo quais os principais problemas ambientais enfrentados pela população de Marechal Deodoro.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Conscientização, Desenvolvimento sócio-ambiental, Sustentabilidade.








1. INTRODUÇÃO

Acidade de Marechal Deodoro possui grande valor histórico, principalmente por ter sido a primeira capital do Estado e berço do proclamador da República, que deu nome à localidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico, tem valor arquitetônico riquíssimo, onde se destaca o complexo franciscano de Santa Maria Madalena, o município é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba com vários atrativos naturais.Entretanto, em virtude de suas condições locais e ambientais caracteriza-se como alvo de fatores internos e externos que interferem no seu desenvolvimento, apresentando baixo índice de desenvolvimento humano – IDH (de 0,65 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000) e uma situação de indicadores sociais de intensa pobreza. Os primeiros passos para a implantação deste projeto consistem emconhecer as características do município de Marechal Deodoro, entender como vivem os pescadores, a população ribeirinha, os comerciantes e o que os órgãos públicos estão fazendo para melhorar a vida da população Deodorense. Levantar dados e acompanhar o desempenho dos comerciantes, pescadores e órgãos públicos quanto à melhoria do meio ambiente e o uso racional dos seus recursos naturais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marechal de Deodoro
  • Marechal Deodoro
  • Marechal Deodoro
  • Marechal deodoro
  • Educação ambiental: da escola à comunidade
  • Educação ambiental na escola e na comunidade
  • educação ambiental em comunidades ribeirinhas
  • A educação ambiental no município de varjota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!