Educação ambiental: estudo das práticas ambientais da escola julieta calmon

Páginas: 29 (7033 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO


Ao analisar o trabalho de consciência ambiental no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação básica, percebe-se que atuar na educação ambiental, atualmente, tornou-se um desafio para todos os cidadãos, tendo em vista a preocupante crise ambiental, e a sobrevivência dos seres vivos no planeta já é muito questionada. Nesse contexto, faz-se necessário caracterizar aimportância da educação ambiental nas instituições escolares, tanto para a formação quanto para a construção individual e coletiva dos alunos, família e a comunidade escolar.

Extremamente integrada ao contexto atual, a Educação Ambiental, em sua definição mais modesta, visa o desenvolvimento de novas formas de relação dos homens entre si e com a natureza, a preservação dos recursos naturais e aredução das desigualdades sociais em prol de uma sociedade mais justa e sustentável. A consonância entre ambas permite inferir que a Educação Ambiental é uma poderosa ferramenta na construção do comprometimento socioambiental almejado pelas escolas de ensino básico.

O presente trabalho aborda o tema Educação Ambiental: Estudo das Práticas Ambientais da Escola Julieta Calmon.

O problema quenorteou essa pesquisa foi: quais as práticas de Educação Ambiental inserida no ensino regular da Escola Municipal Julieta Calmon?

E como sugeridas hipóteses este trabalho traz: adotando parcerias com programas do Governo Municipal; através de projetos desenvolvidos pela Escola inserindo a Educação Ambiental no contexto do ensino regular; a Escola não adota nenhuma prática de Educação Ambiental.O objetivo geral deste trabalho é investigar a prática em Educação Ambiental da Escola Municipal Julieta Calmon. E como objetivos específicos averiguar atitudes e valores ambientais dos docentes da Escola Municipal Julieta Calmon; analisar o grau de importância da Educação Ambiental no ensino regular para os alunos da Escola Municipal Julieta Calmon.

Dentro deste contexto procuramos ver aspossibilidades através de análise bibliográfica da implementação da Educação Ambiental em escolas públicas e paralelamente compreender a dinâmica e a interação dos docentes com o espaço por eles vivenciado. De modo que, a discussão e análise dos paradigmas que norteiam o processo pedagógico da Escola Julieta Calmon no que concerne à prática da Educação Ambiental remonta a percepções de ordemsubjetiva, estando baseada em um criterioso exame das atitudes, imagens, valores e preferências deste grupo de educadores. O que se pretende avaliar não é a quantidade de conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-los e de buscar outros para realizar o que é proposto. Portanto, os instrumentos de avaliação só cumprem com sua finalidade se puder diagnosticar o uso funcional e contextualizado dosconhecimentos ambientais.













2. EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



1. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO


Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Jornada Internacional de Educação Ambiental, realizada no Fórum Global na Rio-Eco 92, reafirma o compromisso crítico da EA no “Tratado de Educação Ambiental para asSociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”. O tratado diz, que a EA não é neutra, mas ideológica; é um ato político baseado em valores para a transformação social. O Tratado considera a EA para a sustentabilidade equitativa como “um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida”. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humanae social e para a preservação ecológica.

As definições são muitas, mas o importante a ressaltar é que a Educação Ambiental se caracteriza por apresentar uma abordagem integradora e holística das questões ambientais.

Somente em 1981, passado quinze anos de Tbilisi, sai o primeiro documento oficial brasileiro sobre a Educação Ambiental: “Projeto de Informações sobre Educação Ambiental”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
  • Educação ambiental nas escolas
  • Educação ambiental no contexto escola
  • Educação ambiental nas escolas
  • Educação ambiental na escola e na comunidade
  • Educação ambiental nas escolas
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
  • Educação ambiental na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!