educação ambiental em comunidades ribeirinhas

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CAMPOS III- BACABAL
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS



Jéssika Wanessa dos Santos Miranda







Transformações socioambientais: Comunidade Ribeirinha Trizidela, dos anos 60 aos dias atuais














Bacabal
2012


Jéssika Wanessa dos Santos Miranda









Transformações socioambientais:Comunidade Ribeirinha Trizidela dos anos 60 aos dias atuais








Artigo apresentado no âmbito do Projeto Memória e Sociedade no curso de Ciências Humanas, campus III na Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Orientada pela Professora Mestra Cealia Cristine.





Bacabal
2012


RESUMO

O presente artigo apresenta um mapeamento histórico da memória coletiva, focalizando retrataras transformações espaço/tempo e sociais da Comunidade Ribeirinha aqui representada pela Trizidela situada às margens do Rio Mearim no município de Bacabal-MA. É relevante fazer um resgate histórico coletivo das transformações ocorridas no respectivo espaço de tempo, no intuito de permitir uma conscientização social - sustentabilidade, poluição do rio, alteração nas matas ciliares, etc. Para aconstrução desse artigo realizou-se revisões bibliográficas, análise de documentos oficiais, jornais da época, revistas e entrevistas com moradores da comunidade, que sustentam a memória.

TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS; RIBEIRINHOS; SUSTENTABILIDADE























1. INTRODUÇÃO
No presente artigo, reflete-se sobre o processo das transformações socioambientaisocorridas a partir da década de 60 aos dias atuais, buscando discutir a problemática urbana responsável pela dinâmica sócioespacial que emerge das desigualdades pertinentes as classes, e que acentuam as questões ambientais, resgatando a memória da comunidade num relevante processo de resgate histórico da memória coletiva social das transformações ocorridas em certo espaço/tempo no intuito de permitiruma conscientização social - sustentabilidade, poluição do rio, alteração nas matas ciliares, aumento populacional, etc. - a partir da análise de práticas e discursos que demarcam e institui o bairro Trizidela e seus moradores, no município de Bacabal estado do Maranhão.
Segundo Maurice Halbwachs (1990) As memórias individual e coletiva têm nos lugares uma referência importante para a suaconstrução, ainda que não seja condição para a sua preservação, do contrário os povos nômades não teriam memória. As memórias dos grupos se referenciam, também, nos espaços em que habitam e nas relações que constroem com estes espaços. Os lugares são importante referência na memória dos indivíduos, donde se segue que as mudanças empreendidas nesses lugares acarretam mudanças importantes na vida e namemória dos grupos.

2. Principais mudanças Socioambientais na Comunidade

Os primeiros moradores da comunidade eram pescadores, lavradores e donas de casas, antigos moradores de interiores vizinhos que passaram a morar perto do rio em busca de uma vida melhor. A situação era de precariedade no saneamento básico, na saúde, na educação, na comunidade em geral, relata-se que em 1963 no máximo haviamais ou menos 15 casas feitas de barro e palha, não havia ruas formadas, havia apenas mato, lama e pedras. Em 1966 já existiam escolas, apenas duas, e hoje conta com cerca de (1111) em toda comunidade. Os primeiros moradores geralmente eram ex-moradores de pequenos interiores e são os principais agentes de formação do que hoje é quase uma cidade por tantas transformações socioeconômicas,socioambientais, políticas, de espaço, tornando-os relevantes no processo de urbanização.
Segundo DUARTE & JUSTO, tempo e espaço não são vistos como representações da realidade pessoal da comunidade e nem como dados naturais e constantes. Pelo contrário, são artificialidades que dependem do ato criador do homem para determinar sua forma e funcionalidade.
A recorrência de enchentes era freqüente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental: da escola à comunidade
  • Educação ambiental na escola e na comunidade
  • Educação ambiental na comunidade nova esperança
  • Introdução da educação ambiental na comunidade escolar
  • Comunidades ribeirinhas
  • Educação ambiental: um elo entre conhecimento científico e comunidade
  • Educação ambiental da comunidade de Taquaruçu na APA Serra do Lajeado
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO MUCAMBO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!