EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIFICULDADES DA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIFICULDADES
DA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo central conhecer as dificuldades para a efetivação das práticas de Educação Ambiental (EA) no contexto escolar. A escola é um espaço social que pode levar os envolvidos no processo educacional à construção de atitudes, hábitos e valores que contribuam para a preservação do ambientelocal e global. Entretanto, ações e atividades desenvolvidas pela escola nesta perspectiva são ainda muito limitadas. O objetivo central deste trabalho foi analisar as principais dificuldades na promoção da EA no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir da seleção, leitura, discussão e fichamento de obras dos principais autores que abordam a temática da EA formal.Pudemos observar que um dos principais fatores que dificultam a prática da EA nas escolas é a pouca, ou nenhuma, capacitação dos professores para abordar a temática. Outro fator identificado foi a falta de material didático contextualizado para as diferentes disciplinas, sobretudo aquelas que tradicionalmente não abordam esta questão, como Matemática ou Português. Além disso, grande parte dasescolas não prevê a inserção do tema ambiental em seus Projetos Políticos Pedagógicos e Currículos. Neste sentido, as escolas necessitam de mudanças profundas em seus perfis pedagógicos e curriculares, a fim de se adaptarem a nova realidade de discussão da problemática socioambiental, de maneira permanente, interdisciplinar e contextualizada.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Prática Pedagógica,Ambiente Escolar.







INTRODUÇÃO

A questão dos problemas socioambientais tem como principal pilar o processo educacional e a forma como ele é conduzido dentro dos ambientes escolares. A educação é a parte da solução e também do problema no nosso país.
De acordo com Soffiati (2002), a educação, em seu sentido mais amplo, enfrenta acentuados problemas de qualidade e nãoalcançou patamares desejáveis de democratização. Isto pode ser percebido nos altos índices de analfabetismo, crianças fora da escola, escolas estruturais e pedagogicamente falidas, entre outros. Esses são alguns problemas que podem ser notados, de um país que trata a educação como custo e não como investimento para a melhoria da educação do país. Educação pode e deve ser o meio pelo qualpossamos alcançar objetivos comuns ao bem estar da coletividade.
Partindo desta ideia é que se pretende, neste trabalho, oferecer uma reflexão sobre Educação Ambiental no contexto escolar, considerando que está é uma alternativa para orientar as atitudes humanas no seu meio natural e social, pois simboliza a busca de um novo pensamento, na tentativa de fazer com que os agentes envolvidospercebam a visão da totalidade e não apenas o seu papel individual dentro da sociedade.
Para que a prática de Educação Ambiental se efetive no ambiente escolar na perspectiva de sua sustentabilidade e coletividade, faz-se necessário pensar em um trabalho que envolva todos os segmentos sociais: econômicos, políticos, saúde, entre outros. Para tanto é preciso que a escola disponibilizede recursos didáticos, profissionais capacitados e tenha em seu currículo a definição e a importância da educação ambiental, diante dos problemas socioambientais que enfrentamos de maneira permanente, interdisciplinar e contextualizada.

DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A lei federal nº 9.795 que dispõe sobre a educação ambiental em seu art.1º define-a como “os processos por meiosdos quais o individuo e a coletividade constrói valores sociais, conhecimento, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencialmente à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 1999).
O CONAMA define a Educação Ambiental como um processo de formação e informação orientada para o desenvolvimento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da educação ambiental no contexto escolar
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES ESCOLARES: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS NO BRASIL
  • Dificuldades de aprendizagem no contexto familiar – escolar
  • Contexto da educação física escolar
  • Educação no contexto escolar
  • A educação escolar no contexto atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!