Educação à Distancia

Páginas: 7 (1695 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO PARTE DO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.

Aline Eidi Medeiros

Ao falar de democratização e a expansão do ensino superior em nosso país, entendemos que deveriam ser assuntos de extrema urgência em nossas políticas públicas, isso se relaciona a uma série de motivos, assim como a situação de desigualdade em relação a muitos outros países noensino superior. De tal modo, observamos no texto Educação Superior: Democratizando o acesso, publicado em 2004, pelo INEP, que mesmo se triplicássemos o número de universitários brasileiros ainda ficaríamos com índices menores que de alguns países latino-americanos.
Outra informação alarmante em comparação a outros países é o fato do Brasil estar entre os primeiros no ranking com educaçãosuperior privatizada, ao contrário do que ocorre em países desenvolvidos, onde a maior parcela da educação é oferecida pelo setor público.
Dessa forma, existe uma grande dificuldade de incluir cada vez mais jovens e adultos no ensino superior público, o que é uma grande necessidade em nosso país. Essa questão vai de encontro com a falta de recursos e muitas outras dificuldades que vem impedindo o paísde cumprir metas estabelecidas pelo próprio Ministério da Educação, assim como o aumento das ofertas de vagas, para que haja o crescimento do ingresso de pessoas de diversas realidades socioeconômicas na educação superior.
Ao longo dos últimos anos, começamos então a presenciar a utilização de outras opções na forma de ensinar, modalidades que servem como estratégia para superar desafios esolucionar problemas que ainda são evidentes em nossa sociedade. Uma dessas soluções foram encontradas na Educação a Distância, que vem sendo utilizada em alguns países a um bom tempo, por meio das mais diversas ferramentas durante os anos.
Ao que se refere ao Brasil, o EaD (Educação a Distância), é uma modalidade de ensino que abrange todos os níveis de conhecimento, mas voltada a formação superior,na qual, temos observado um crescimento significativo da sua utilização nos últimos anos, principalmente como ferramenta de democratização do ensino. Haja visto, que sua oferta, já é maior que a procura por essa modalidade, principalmente nas licenciaturas e especializações de universidades privadas.
Entretanto, por algum tempo estes cursos não tinham respaldo legal, mas a partir de 1996 oEstado começa a dar suporte legal a modalidade de educação a distância, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se tornando um desafio legislativo com uma expansão significativa. Cria-se então em 1996 a SEED (Secretaria de Educação a Distância), que passou a atuar como agente organizadora, inovadora e defensora da EaD, procurando superardesafios e resolver problemas legalmente.
Em 2011 a SEED é extinta, gerando muitas discussões e especulações polêmicas acerca do objetivo da extinção, inclusive algumas destas especulações apontavam a interesses privados de grandes empresários na área da educação particular, em não ter fiscalização adequada e regulamentação, pois assim como já citado acima os mesmos oferecem grande parcela danossa educação superior, inclusive na modalidade a distância, colocando o Brasil entre os países com educação superior mais privatizada do mundo.
Foi também depois da extinção da SEED, que seus programas e projetos foram incorporados a SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) e as previsões do Ministério da Educação para a continuidade desses projetos foramse expandindo, sendo que suas discussões cresceram e seus avanços são notáveis ao longo dos últimos anos.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi criada em 2005 e oficializada pelo decreto n°5.800 (de 8 de julho de 2006), com a intenção de orientar instituições públicas de ensino superior em vários Estados e Municípios, coordenada na época pela SEED. Atualmente, a mesma funciona como uma das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • educação a distancia
  • Educação a distância
  • educacão a distância
  • Educação à Distância
  • educação à distancia
  • Educação a Distancia
  • Educação a Distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!