Educação, ética e cidadania.

Páginas: 8 (1892 palavras) Publicado: 1 de abril de 2013
EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA.




Gisele de Cássia Iankóski


Prof. Orientador: Itamar Luis Gelain


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Sociologia(soc0011) – Paper
24/10/2011



RESUMO

Educação, ética e cidadania são temas amplamente estudados pela sociedade atual, estão sempre voltadas para o tema educação e como abordar atualmente este tema em sala deaula.São vários os autores que discorrem sobre o tema na atualidade, mas este já vinha sendo estudado desde o início da filosofia com os grandes mestres, entre eles destacam se Platão e Aristóteles. As pesquisas sobre o tema demonstram que as opiniões ainda são um tanto quanto superficiais, pois por tratar-se de um tema amplo o mesmo torna-se muito abrangente levando o pesquisador a ter que escolherqual o foco principal de sua pesquisa.

Palavras-chave: Educação, Ética, Cidadania e Sociedade.


O que vem a ser a definição de ética? O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Então devemos compreender que cada pessoa faz sua própria ética ou ela feita pela sociedade que a cerca?
Quando falamos em ética a resposta nem sempre é fácil, pois para alguns oque pode presumidamente ser ético, para outros é antiético. Então partindo dessa conjetura devemos analisar mais a fundo a sociedade em que vivemos para então podermos debater com algum conhecimento de causa a ética em nossa sociedade.

  “Realmente os termos “ética” e “moral” não são particularmente apropriados para nos orientarmos. Cabe aqui uma observação sobre sua origem,talvez em primeiro lugar curiosa. Aristóteles tinha designado suas investigações teórico-morais - então denominadas como “éticas” - como investigações “sobre o ethos”, “sobre as propriedades do caráter”, porque a apresentação das propriedades do caráter, boas e más (das assim chamadas virtudes e vícios) era uma parte integrante essencial destas investigações. A procedência do termo “ética”,portanto, nada tem a ver com aquilo que entendemos por “ética”. No latim o termo grego éthicos foi então traduzido por moralis. Mores significa: usos e costumes. Isto novamente não corresponde, nem à nossa compreensão de ética, nem de moral. Além disso, ocorre aqui um erro de tradução. Pois na ética aristotélica não apenas ocorre o termo éthos (com 'e' longo), que significa propriedade de caráter, mastambém o termo éthos (com 'e' curto) que significa costume, e é para este segundo termo que serve a tradução latina.”( Tugendhat,1997,pg.35)





Então usamos que medidas para saber se uma pessoa está sendo ética?A sociedade na atualidade, em sua maioria vai ditar para a minoria o que é ético, não podendo agradar a todos esta sociedade se sobrepõe a minoria e deixa de lado os descontentes.Devemos levar em consideração que para sermos cidadãos com direitos devemos também acatar o que a maioria dita, pois, nesta sociedade sempre irá haver uma opinião sobre determinados temas aos quais nem sempre concordamos.
Também devemos levar em consideração o fator tempo para definirmos a ética e a moralidade, o que hoje é visto como natural a vinte anos atrás era impensável, vamos pegar comoexemplo a palmatória nas escolas, sempre que um aluno deixava de fazer o que lhe era proposto ou questionava as atitudes de seu mestre ele era castigado com a palmatória, hoje essa medida seria totalmente fora de conduta para um educador, seria antiético.
Então o conceito primordial de ética está ligado ao contexto de sociedade, pois a sociedade que vem ao passar do tempo definindo o que é ética.Assim sendo devemos pressupor que ética também esta ligada ao termo cidadania, assunto que vem sendo amplamente debatido em escolas, meio de comunicação e entre a sociedade.
Cada vez mais vem se falando de cidadania, mas para a maioria das pessoas não está bem explicada essa expressão, então fica a incógnita, mas afinal o que é cidadania? Esse termo está correlacionado a ética? Devemos ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidadania Ética e educação
  • Ética e cidadania na educação especial
  • Educação, ética e cidadania
  • Ética, educação, cidadania e direitos humanos
  • Educação e Cidadania: A formação ética como desafio político
  • Resumo do livro “Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos”
  • Etica e cidadania
  • Etica e cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!