Educ Infantl REFERENCIAL VOL 1 RECORTES sintese data base 25 de agosto

5102 palavras 21 páginas
REFERECIAL CURRICULAR NACIONAL DE EDUCA. INFANTIL – SÍNTESE DO VOLUME 1

LEMBRETES
O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticasn para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitandomseus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Os objetivos gerais da educação infantil e orientaram a organização dos documentos de eixos de trabalho que estão agrupados em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

Formação Pessoal e Social – volume 2
• Um volume relativo ao âmbito de experiência Formação Pessoal e Social que contém o eixo de trabalho que favorece, prioritariamente, os processos de construção da Identidade e Autonomia das crianças.

Conhecimento de Mundo –volume 3
• Um volume relativo ao âmbito de experiência Conhecimento de Mundo queNcontém seis documentos referentes aos eixos de trabalho orientados para a Nconstrução das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes
Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
O Referencial é um guia de orientação que deverá servir de base para discussões entre profissionais de um mesmo sistema de ensino ou no interior da instituição, na elaboração de projetos educativos singulares e diversos. No título III, Do Direito à Educação e do Dever de Educar, art. 4o, IV, se afirma que: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de (...) atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade”.

Tanto as creches para as crianças de zero a três anos como as pré-escolas, para as de quatro a seis anos, são consideradas como instituições de educação infantil. A distinção entre ambas é feita apenas pelo critério de faixa etária. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação

Relacionados