Eduacação na finlandia

1165 palavras 5 páginas
Na Finlândia, 1º lugar no PISA, todos os professores públicos tem mestrado
O PISA-Programa Internacional de Avaliação de Alunos é um ranking internacional de ensino elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE) e divulgado a cada três anos. O PISA avalia conhecimentos de leitura, matemática e ci~encias dos adolescentes.
Em 2009, o programa avaliou 470 mil estudantes, sendo que desse total, 20 mil eram brasileiros. O Brasil ficou com a lamentável 53º colocação entre 65 países, enquanto a Finlândia, pela décima vez consecutiva, obteve a 1º colocação.
Importante destacar que na Finlândia todos os professores da rede pública têm, no mínimo o mestrado e a carreira docente é muito valorizada, inclusive pelos jovens.
Enquanto isso, aqui no Brasil, a CAPES, com sua estrututa feudal e mantendo um controle que chega a ser nocivo aos interesses da nação, inibe o acesso aos programas de mestrados e doutorados, pela irracionalidade da forma como os mesmos são oferecidos e pelos interesses que muitos mestrandos e doutorandos precisam se subordinar para cursá-los.
Só resta buscarmos as oportunidades oferecidas por outras nações que nos acolhem para cursar Programas de Mestrado e Doutorado, com a qualidade que, na maioria das vezes, falta aqui no Brasil.
As lições da revolução educacional finlandesa para o mundo
A grande transformação do sistema educacional finlandês começou no início da década de 1970, quando foi criado o sistema de ensino obrigatório de nove anos. Todas as crianças do país passaram a estudar em escolas públicas parecidas e de acordo com o mesmo currículo nacional. O principal objetivo desse modelo era igualar a oportunidade de acesso a uma educação de qualidade e aumentar o nível educacional da população. Assim, a reforma educacional não foi guiada pelo sucesso escolar e, sim, pela democratização do acesso a escolas de qualidade. Esse movimento continuou nos anos 90, com a necessidade de uma população mais preparada para o

Relacionados