edsZFs

288 palavras 2 páginas
gênese das fronteiras brasileiras

As fronteiras marcam os limites da soberania de cada Estado Nação.São elas que estabelecem onde começa e onde termina a dominação de cada Estado. As fronteiraspodem ser: artificial ou natural. As fronteiras são extremamente importantes na constituição do território.Para se criar uma fronteira é preciso estabelecer quatro etapas:

* Definição,é umaoperação conceitual aonde se chegará a um acordo sobre os princípios gerais que levarão a formação da fronteira.(produção de limites)

* Delimitação,um processo cartográfico no qual serão marcadosno mapa os limites fronteiriços.(tratados internacionais)

* Demarcação,uma operação física,onde é colocado marcos nas fronteiras.

* Densificação ou Caracterização,etapa na qual se realizao aperfeiçoamento sistemático da materialização da linha divisória,mediante intercolocação de novos marcos,com objetivo de torná-los cada vez mais intervisíveis,isto é,facilmente perceptíveis para osdois lados.

BRASIL: do arquipélago ao continente

Pode-se relacionar o referido mapa (1890) com o conceito de “meio natural”, que integra a tipologia da sucessão dos meios geográficos no Brasil.Entre o século XVI e o início do XX, é possível destacar que durante séculos o Brasil pode ser comparado a um “arquipélago” ou país desarticulado. Em síntese pode-se destacar: o povoamentoconcentrado no litoral e ao longo dos rios; ausência de integração entre as áreas econômicas mais ativas e densamente povoadas, pois estavam isoladas umas das outras, comunicando-se apenas por via marítima; aocupação econômica até meados do século XX, foi estimulada, principalmente, pela demanda de produtos para o comércio exterior. O meio natural é evidenciado pelos ciclos econômicos ocorridos no Brasil,como a produção de açúcar no litoral nordestino, a exploração do ouro e de pedras preciosas a partir do século XVIII, responsável pela incorporação de novas regiões à fronteira econômica (os atuais...

Relacionados