Edspsican Lise

2790 palavras 12 páginas
No texto “Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade” de Freud (1905) vemos como se estabelece uma nova forma de estudar e compreender a sexualidade humana. Tomando como foco a perversão e a sexualidade infantil, Freud relaciona-a com o psiquismo e elabora uma teoria inovadora, que rompe completamente com as bases biológicas e instintuais. Postula, corajosamente, uma sexualidade cuja perspectiva diferente impulsiona o funcionamento do sujeito e desenvolve o conceito de “pulsão”, circunscrevendo a dimensão sexual na infância e no psiquismo humano, numa potencialidade que assombra até hoje os menos avisados. Sobre estas elaborações, podemos considerar como corretas as afirmações:
I. O mito da primeira mamada instaura para o recém-nascido, a primeira experiência de satisfação de sua necessidade (fome) acompanhada de uma inenarrável satisfação sexual (prazer).
II. A necessidade (fome) desencadeia o organismo do recém nascido uma tensão, sentida como um risco à sua própria integridade ante seu estado de desamparo.
III. A pulsão, como “equivalente” do instinto, é subvertida pelo desejo e torna-se o motor de nossas manifestações psíquicas.
IV. A pulsão sexual se limita às atividades da sexualidade biológica, constituindo-se no motor de nossas manifestações psíquicas.
C
É correto o que se afirma em I, II e III.

.

No livro intitulado “Memórias Inventadas: infância” Manoel de Barros faz a seguinte epígrafe:
“Tudo o que não invento é falso”
Quanto à relação de um sujeito com a verdade e o entendimento que a psicanálise faz da memória, está correto o que se afirma em:
I. A técnica psicanalítica busca reconstruir a história do sujeito tal qual ela aconteceu, sem consideração à sua realidade psíquica, resgatando o que foi recalcado ou distorcido para que o sujeito encare sua realidade de frente.
II. Um analista trabalha com o que Freud chamou de realidade psíquica, que nem sempre coincide com a realidade factual.
III. A análise busca possibilitar o retorno de

Relacionados