Edmund lech - fichamento da alta birmania

2655 palavras 11 páginas
Resenha – Introdução de Sistemas políticos da alta Birmânia – Edmund Leach
Bruno Gorgueira Padalko – Ciências sociais - 7055260

Introdução

O livro trata da população Kachin e Chan do nordeste da Birmânia, e pretende fornecer uma contribuição à teoria antropológica, apesar de não ser feita projeção de descrição etnográfica. É feito através de fatos etnográficos publicados anteriormente. Grosseiramente os Chan são povos relativamente sofisticados, os Kachins são chamados de selvagens primitivos e belicosos; Diferentes na aparência, na língua e em cultura geral, o que a principio deduziria origem racial totalmente distinta. São vizinhos próximos e estão bastante associados nas questões da vida comum, apesar de terem sido monografados separadamente.
O problema, não é distinguir os dois povos, mas distinguir entre si. Dentro da comunidade Kachin há subcategorias, principalmente linguísticas, outras territoriais. Porém a tendência tem sido minimizar a importância dessas distinções e dizer o essencial da cultura Kachin sendo uniforme em toda a região.
O interesse em si reside no problema de saber até que ponto se pode afirmar um único tipo de estrutura social. É legitimo pensar que essa sociedade é organizada em toda parte por um conjunto particular de princípios, ou talvez que essa categoria inclui formas diferentes de organização social.

Primeiramente é preciso esclarecer o que está delimitado por continuidade e mudança a respeito aos sistemas sócias tanto quanto outros aspectos dessa mesma questão que inter-relaciona as culturas e permite certo paralelismo e confluências de vida social que em primazia seriam distintas.
Os antropólogos sociais que na esteira de Radcliff-Brown usam o conceito de estrutura social como categoria por meio de comparar uma sociedade com outra, pressupõem que sociedades de que tratam existem durante o tempo em equilíbrio estável. Seriam possíveis, por meio de categorias sociológicas comuns, sociedades que não se encontram em

Relacionados