Editorial

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 6 de julho de 2015
Editorial:
1° Definição:
É o Latim EDICTUM, “proclamação, ordem legal”, particípio passado de EDICERE, “proclamar, proclamar”, formado por EX-, “fora”, mais DICERE, “dizer”
Edital é uma forma decomunicação oficial que contém um aviso, uma informação ou uma convocação e que se publica pela imprensa e/ou se afixa em local público.
São diversos os tipos de edital, que recebem denominação própria,dependendo de seu objetivo. Um edital pode comunicar uma citação, um proclama, um contrato, uma exoneração, uma licitação de obras, serviços, tomada de preço e etc.

2° Utilização e finalidade:
Oedital tem como grande principalmente na administração pública, uma vez que inúmeras e suas decisões são de interesse direto de coletividade, devendo, por lei, ser levadas ao conhecimento ela.
Como a áreade atuação da administração pública é muito ampla, há inúmeros tipos de editais, dependendo da comunicação que se pretenda fazer. Estão alguns dos exemplos mais comuns de editais e suas finalidades:Edital e concorrência: tem como finalidade contratações e serviços a serem prestados aos órgãos públicos (construções de escolas, estradas, fornecimentos de equipamentos etc.)
Edital de concurso: temcomo finalidade contratações de funcionários (professores, servente etc.), abertura de inscrição para vestibular etc.
Edital de convocação: tem como finalidade convocação de pessoas ou empresas parauma determinada finalidade (ex: nova etapa de um concurso, concorrência e etc.)
Edital de leilão: tem como finalidade vendo de produtos, equipamentos, prédios, veículos etc.
Na administração privada, oedital é empregado, por exemplo, pelas sociedades anônimas na convocação de seus acionistas para a realização de suas assembleias (gerais, ordinários, extraordinárias).

3° Forma e conteúdo doedital:
Por ser de amplo emprego, o edital pode se apresentar sob inúmeras formas e ter conteúdo bastante diversificado, dependendo da finalidade a que se destina.
a) É redigido em linguagem técnica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Editorial
  • Editorial
  • Editoriais
  • editorial
  • EDITORIAIS
  • Editorial
  • Editorial
  • Editorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!