Edital

Páginas: 26 (6341 palavras) Publicado: 5 de julho de 2013
Por que as expectativas importam

9 de fevereiro de 2011 | 15h33

Paul Krugman

Paul Segal tem uma boa postagem no FT sobre as expectativas de inflação e em particular sobre o que a Grã-Bretanha deve fazer em face de uma recente elevação na curva da inflação:

Discussões ásperas envolvendo as expectativas de inflação hoje e os seus efeitos potenciais sobre a inflação real no futuroevocam uma conclusão, mas parecem ter esquecido o raciocínio. As expectativas de uma alta futura da inflação levam a uma elevação da inflação no futuro somente se os trabalhadores e as empresas conseguirem repassar esse aumento previsto dos preços para seus próprios contratos.

De fato. Como tentei explicar no passado, devemos nos preocupar é com um processo de saltos sucessivos que podemperpetuar a inflação uma vez que ela se incorpore na economia:

Suponhamos que eu tenha estabelecido meu preço para o próximo ano e que espero que o nível geral de preços – incluindo aspectos como o preço médio de produtos concorrentes – suba 10% no curso do ano. Então provavelmente vou estabelecer meu preço 5% mais alto do que faria levando conta apenas as atuais condições.

Mas essa não é ahistória toda: como os preços fixados temporariamente são revisados apenas a intervalos, o reajuste deles com frequência é para fazer uma equiparação. Então, no momento em que reajusto meus preços, eles provavelmente ficarão 5% mais baixos do que “deveriam” estar; acrescente a isso a antecipação da inflação futura e, provavelmente, precisarei remarcar meu preço em 10% – mesmo se a oferta e ademanda estiverem mais ou menos equilibradas no momento.

Agora, imagine uma economia em que todo mundo esteja agindo da mesma maneira. O que isso nos diz é que a inflação tende a se perpetuar, a menos que ocorra um enorme excesso de oferta ou de demanda. Em especial, uma vez que as expectativas de uma inflação persistente de 10% sejam “incorporadas” na economia, será necessário um período maiorde desaceleração – anos de alto nível de desemprego – para conseguir uma queda da inflação.

O ponto chave no caso inglês é que não existe nenhum sinal de que alguma coisa desse tipo esteja ocorrendo. A inflação geral sofreu uma alta por causa do preço dos alimentos, da energia, da desvalorização da libra e aumentos no VAT – imposto sobre o valor agregado; mas os saltos sucessivos no caso depreços que no geral não costumam variar não são absolutamente evidentes. Aqui está uma folha de salário semanal regular:

awe.jpg

Fonte.

Pense o seguinte a respeito: elevar as taxas na Grã-Bretanha agora seria exigir que os salários, já bem abaixo do padrão, diminuíssem ainda mais. Não é uma política sensata para responder a uma subida verificada excepcionalmente na curva dos preços.Remember why inflation expectations matter
February 8, 2011 3:41 pm by FT
16 2

By Paul Segal

Macroeconomists have understood for a long time that inflation expectations are an important determinant of inflation. But those who argue that interest rates must be raised today in order to keep inflation expectations down have forgotten why these expectations matter in the first place.

Theidea that governments can systematically stimulate the economy at the cost of high, but stable, inflation went bust during the stagflation of the 1970s. The reason is that high inflation over time leads to high expected inflation, and that these expectations will themselves then tend to raise inflation in the future as wage bargaining and other contracts take expected inflation into account. Theresult is not high and stable inflation, but rather high and ever-increasing inflation – - an unsustainable situation.

Hawkish discussions of inflation expectations today, and their potential effects on actual inflation in the future, remember the conclusion but seem to have forgotten the argument. Expectations of high future inflation lead to high actual inflation in the future only if workers...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edital
  • Edital
  • Edital
  • Edital
  • Edital
  • Edital
  • Edital
  • edital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!