edificaçoes

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014







Segurança no trabalho

HUADSON ROGER
VAGNER LUIS
FRANCISCO CAMILO
JAILSON CAMPOS


Efeitos psicológicos do acidente de trabalho

Em palestra sobre as repercussõespsicológicas dos acidentes de trabalho durante o Seminário de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a psiquiatra Edith Seligmann Silva, doutora e professora da Universidade de São Paulo, alertou que o acidente detrabalho, muitas vezes, ultrapassa a lesão física e atinge a integridade psíquica do trabalhador. Quando isso acontece, vários processos psicológicos podem ser desencadeados: o primeiro momento, logoapós o acidente, impõe uma limitação física, ou seja, um choque, um “entorpecimento da consciência”, quando o acidentado não tem a real dimensão do ocorrido. Passado este momento e já consciente, otrabalhador se torna mais sensível.
Esta sensibilidade, para a psiquiatra, pode se manifestar de forma muito intensa, com uma grande irritabilidade ou agressividade. Com a sensibilidade afetada, muitostrabalhadores desenvolvem um processo depressivo, em que se sentem culpados, com uma grande sensação de ressentimento, o que gera perda da autoestima e leva, em casos extremos, ao suicídio. Aespecialista lembrou que o único transtorno psicológico reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como ligado diretamente aos acidentes de trabalho é o transtorno de stress pós-traumático,que também se relaciona aos traumas ocasionados por catástrofe e incêndios.
Ao final, a psiquiatra observou que o fator mais importante para a superação de um trauma após um acidente de trabalho é oapoio social que o trabalhador pode receber da família, dos empregadores, dos amigos e dos colegas de trabalho.






Doenças de trabalho e profissional
Doença profissional, ou ocupacional éaquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador.
Ex: O soldador que desenvolveu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edificações
  • edificações
  • edificações
  • Edificações
  • Edificações
  • edificações
  • Edificações
  • Edificaçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!