Edificaçoes romanas

Páginas: 6 (1285 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
Aquedutos
O que foram os aquedutos?
É um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água.São normalmente edificados sobre arcadas ou sob plataformas de vias de comunicação.
Histórico e Construção
No inicio do ano de 200.C.,os soldados da Républica romana já conquistado toda Itália,e para garantir seu domínio sobre esses territórios ,os sodadosconstruiram acampamentos militares permanentes,quando deixou de ser necessário o uso da força,muitos acampamentos transformaram-se em importantes cidades.
Oas urbanistas faziam a distribuição dos espaços necessarioa para as praças,templos,casas..Determinavam anecessedade de agua,numero e extensao da rua,calçadas e esgotos.
Os urbanistas sabiam que,com o crescimeto da população os poços nãoseriam suficientes.Então,se propuseram a executar a construção de uma nova tubulaçaão ou aqueduto para trazer água dos lagos de montanhas situadas a 60 km ao sul.
Escolheram o melhor traçado para o arqueduto,para desenhar o corte da planta junto com as colinas do terrenos eles utilizaram instrumentos chamados niveis.
Pela imagem percebe-se como era feita essa medição,em que a cada 1,20 m,anotava-sea distância entre o solo e esta linhae,quando esta foi traçada no pergaminho,demarcaram-se,por baixo,essas cotas verticais.Juntando-se os pontos indicados por uma linha sinuosa,os topógrafos obtiveram o perfil exato do terreno.O arqueduto deveria ter uma inclinaçao continuo para assegurar a circulçao da água.
As aguas repousavam-se em uma altura de 15 m,sobre uma fileira contínua de arcosconstruídos sobre altos pilares quadrados,apoiados em grandes alicerces. Os alicerces e os pilares eram de concreto com acabamento de pedras de cantaria,exteriormente os blocos eram de alvenaria e moldavam-se camadas de concreto na parte interior.
Concluídos dois pilares,construía-se um arco duplo entre eles,e por cima o aqueduto.Para evitar vazamentos,a parte interna da tubulação era revestida de rebocomuito resistente.E a profundidade dos poços era medida a partir do desenho do corte do terreno.Os operários uniam a extremidades dos poçose,assim que umpedaço ficava pronto,trabalhavam no revestimento de pedra e reboco.
Os aquedutos modernos o escoamento é sob pressão, contando com tubos metálicos ou em betão e bombas motorizadas para elevar a coluna de água. Os aquedutos modernos são geralmentesubterrâneos

Fórum
O que foram os fóruns?
O Fórum Romana era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal.

Histórico e Construção
O forum ocupava duas insulae(tipo de habitação).Em uma das exremidades construiu-se o mais importante de todos os templos do forum,o de Júpiter,Junoe Minerva.Do outro em frente ao templo,ficavam os rostros,tribunas de onde se proferiam discursos e se promulgavam decretos.Nas laterais ficavam extensas as cúrias,a sala de reunião dos conselheiros municipais eleitos e o tribunal ou basílica.
O tempo foi construído de pedra talhada bem polida,enquanto os dois outros edifícios eram de concreto,revestidos de tijolos e uma fina camada de pedra.Ostelhados eram compostos de estruturas triangulares de madeira,as asnas,cobertas de telhas de terracota.
O forum e seus edificios foram circundados por uma coluna ou pórtico.As colunas eram compostas por cilindros de pedras sobrepostos,ou construidas por tijolos ligados por argamassa e recobertos por um revestimento exterior.
Construiu-se um edificio alongado e um pórtico de cada lado paraseparam o forum da agitação das ruas.Embaixo havia pequenas lojas que dava para rua e em cima escritórios e salas de aulas que davam para o forum.
Na entrada do foru,no cardo,construiu-se um grande arco de triunfo.Feito de concreto com revestimento de tijolos e folheado de mármore colorido.

Termas
O que foram as termas?
Nome usado pelos romanos para designar os locais destinados aos banhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edificaçoes
  • Edificações
  • edificações
  • edificações
  • Edificações
  • Edificações
  • edificações
  • Edificações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!