Edificações

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
QUAL A VANTAGEM E
DESVANTAGEM DO USO
DO PVC, CPVC E PPR?

Nome:
RGM:

2013
Escola
Técnico em Edificações

SUMÁRIO

PVC
1.1 Vantagens e desvantagens

CPVC
1.1 Vantagens e desvantagens

PPR
1.1 Vantagens e desvantagens

Conclusão

Bibliografia

PPR (POLIPROPILENO RANDÔMICO)
Com uniões através da termofusão, garante uma união contínua e absolutapotabilidade da água, pois não utiliza cola ou outros produtos para união entre tubo e conexão. É resistente a altas pressões, temperaturas e impactos; tem baixa condutividade térmica; não sofre corrosão; e não necessita de juntas de dilatação para instalações em água quente. Tem diâmetros de 1/2” a 4”.  O polipropileno (PPR) é uma resina que tem como principal componente o petróleo. É um produto quepossui maior resistência a alta temperatura (inclusive a picos) e a alta pressão e maior durabilidade. Este material surgiu a partir da necessidade de acabar com problemas de vazamentos, corrosões e perdas de calor que ocorriam nas tubulações convencionais.
O sistema de conexão através da termofusão consiste em ambas peças (tubos e conexões) se fundir em molecularmente durante poucos segundos nosbocais teflonados do termofusor, devido a altíssima temperatura empregada (260°C), formando assim, uma única tubulação, contínua, sem rosca, soldas, anéis de borracha ou cola. O sistema é limpo, rápido e simples, o que resulta em menor tempo e custo de instalação, maior precisão e segurança de um trabalho bem finalizado.
A flexibilidade também é uma importante característica do sistema, pois estatubulação permite que sejam feitas curvas longas de até oito vezes o diâmetro do tubo, sem prejuízo nas juntas, com o uso deum soprador térmico, que é um gerador industrial de ar quente, ou desvios com raios de curvatura menores. Característica esta que permite a realização de instalações prediais de água quente ou fria nas mais variadas formas, possibilitando a execução de qualquer projetohidráulico.
Estas significantes qualidades, somadas a outras destacadas vantagens do material, tais como ausência de corrosão no decorrer de sua longa vida útil mesmo em condições extremas, ausência de toxicidade e ótimo isolamento térmico, determinaram um desenvolvimento muito rápido deste tipo de sistema para a condução de água quente e fria num grande número de países europeus.
Desvantagens:comparado com o cobre utiliza mais abraçadeiras quando instalado de forma aparente e necessita de ferramenta para instalação.
A execução da instalação em PPR necessita de mão-de-obra especializada e equipamento próprio, pois é utilizado o sistema de termofusão. Além disso, os materiais em si, tubos, conexões, registros, entre outros, tem o valor elevado por apresentarem resistência a altas temperaturas.Esses itens em conjunto, encarecem o processo em comparação a um material como PVC, porém com relação a outros materiais adequados para instalações de água quente, como o cobre, o PPR se mostra mais favorável. No entanto, o PPR perde competitividade ao ser comparado com o CPVC pra instalações de água quente.

CPVC (Policloreto de vinila clorado)
Resistente a altas pressões e temperaturas, tembaixa condutividade térmica. Não sofre corrosão e não necessita de ferramentas para instalação. Tem diâmetros de 1/2 “ a 4’’. O policloreto de vinila cloradoou CPVC é um material com todas as propriedades inerentes ao PVC, incluindo-se a resistência à condução de líquidos sobre pressões a altas temperaturas.
Tem-se como as principais aplicações do CPVC, tubos e conexões utilizados para conduçãoprincipalmente de água quente e fluidos industriais. O CPVC é um material bastante utilizado em sistemas de combate a incêndio, assim como os comumente utilizados na alimentação de sprinklers , pois possui boa resistência à temperatura e é quimicamente inerte, o que é importante especialmente com relação à corrosão galvânica.
As tubulações em CPVC apresentam algumas vantagens, uma delas é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • edificações
  • edificações
  • Edificações
  • Edificações
  • edificações
  • Edificações
  • Edificaçoes
  • Edificações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!