Edi + rfdi

Páginas: 15 (3599 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO


















EDI + RFID





















BLUMENAU
2012-05-25





INTRODUÇÃO






Nosso trabalho tem o objetivo de transmitir aos demais, informações sobre EDI e RFID. Falaremos sobre o conceito de cada um, como podem serusadas, suas vantagens e desvantagens, suas principais dificuldades de implantação e possíveis soluções. Nossa pesquisa ficou quase inteira baseada na internet, por ser um assunto novo e poucos livros abordarem tais temas.




































EDI

A EDI ( Electronic Data Interchange ) é uma ferramenta para utilização da troca eletrônicade dados através de um sistema de informação entre duas ou mais organizações, de maneira que essas informações sejam transmitidas de forma padronizada e possam ser interpretadas pelos sistemas correlacionados. A EDI tem como principal objetivo a substituição do fluxo de papéis entre empresas, aumentando assim o desempenho nos processos e reduzindo custos (PRATES e GALLÃO, 2007).



CONCEITOSDO INTERCÂMBIO ELETRONICO DE DADOS


A EDI surgiu como um diferencial positivo trazendo mudanças na maneira de realizar negócios no mundo inteiro, através de um sistema de informação entre duas ou mais organizações, fazendo a integração desses sistemas para a troca de mensagens.
Segundo Porto (2000), através do uso da EDI é possível buscar um equilíbrio positivo entre aqualidade de seus produtos e serviços e as necessidades específicas dos diversos parceiros comerciais que se utilizam do mesmo sistema.
Segundo a EANBRASIL (2004), Associação Brasileira de Automação Comercial, empresa que está encarregada através de um Decreto Federal de orientar a implantação de código nacional de produto no país, ou seja, o código de barras e a padronização para a EDI. A EDIfunciona como uma ferramenta para efetuar a transmissão automática de informações comerciais entre sistemas de informações, onde todos os documentos utilizados pelas empresas são transformados em forma de mensagens a serem transmitidas adequadamente pelos meios eletrônicos, entre aplicações de sistemas de informações utilizados entre cliente e fornecedor ou até mesmo pelos parceiros comerciais.Segundo Ferreira e Silveira (2007), a EDI é uma ferramenta que origina a redução de papéis e burocracia, trazendo maior eficácia e agilidade. O fato de trocar dados eletronicamente simplifica bastante os processos, tornando-os mais baratos e seguros.
A EDI oferece muitos benefícios em comparação com um sistema de entrega manual. Através da EDI é possível minimizar os erros deentrada de dados, pois cada entrada é verificada pelo computador, além disso, o tamanho da mensagem pode ser menor e também ser protegida, também diminui o tempo do ciclo, aumenta a produtividade e elimina o armazenamento de papel (TURBAN et al., 2007).
No ponto de vista de Rodrigues (2005) e Turban (2007), existem duas formas pelas quais as informações fluem no mundo dos negócios conformefigura abaixo:

a) Sem EDI: que diferem nas mensagens, fax, e-mail, memorandos e até mesmo através de cartas;

b) Com EDI: onde são definidas pelos pedidos de compras, aviso de despacho, faturas e pagamentos, extratos financeiros, escala de entrega, avisos de embarque e dados de nota fiscal eletrônica. Portanto, à medida que a empresa opta por utilizar um processo sem EDI, ela estará tendo umesforço excessivo gerando um alto nível de retrabalho, conferência dos formulários a serem enviados as empresas parceiras e o custo gerado será elevado, ao contrário de um envio de mensagem eletrônica através das mensagens estruturadas.

[pic]




Segundo Giehl (2005), a EDI funciona como sendo um sistema intermediário entre o ERP ( Enterprise Resources Planning ), CRM (Customer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rfdi
  • EDI
  • meu edi
  • Sistema EDI
  • trabalho de EDI
  • edi fisica
  • Edi O 240
  • Sistema edi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!