EdgarASimoes

2275 palavras 10 páginas
_________________________________________________________________ GAPsi - FCUL

PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ORAIS

Objectivo
Como planear e executar com maior eficácia as apresentações orais
As Apresentações Orais
Quem é que não conhece alguém no meio universitário, ou fora deste, que receia e tenta a todo o custo evitar as apresentações orais. É comum ao longo do curso ter um momento ou outro em que é necessário realizar uma apresentação oral e isso não deve ser encarado como o fim do Mundo.
Sentir algum nervosismo quando se fala perante uma audiência é algo, não só inevitável, mas também desejável. Quando controlamos o nervosismo, este poderá ser exteriorizado na forma de entusiasmo ou motivação face à audiência.
Os estudantes que sentem ansiedade de falar em público dizem que estão preocupados com a possibilidade de se sentirem embaraçados com a situação; expressam medo em errar ou parecer
“estúpidos” aos olhos dos outros e, consequentemente, serem julgados como inatractivos entre os colegas; falam também do incómodo que sentem só de pensar que muitos pares de olhos vão têlos como figura central; muitos deles têm a crença que ninguém está interessado naquilo que eles têm para dizer ou então que nada daquilo que eles têm para dizer vale a pena ser dito. Resumindo, o ponto comum em tudo isto é o medo de uma avaliação pouco favorável por parte dos outros.
Adicionalmente, aos aspectos emocionais da ansiedade de falar em público estão muitas vezes associados a sintomas físicos característicos da ansiedade, tais como: tremuras; mãos frias e suadas; voz trémula; ritmo cardíaco acelerado; transpiração; sentimento de vergonha e de cara corada; tonturas; falta de ar; desconforto abdominal ou intestinal; esquecer-se de algo que se sabia anteriormente ou que se estava prestes a dizer... Em alguns casos, a pessoa pode mesmo experienciar um ataque de pânico.

1

_________________________________________________________________ GAPsi -

Relacionados