Edfgehweh

772 palavras 4 páginas
Trabalho

de

Biologia

Escola: Cooperativa Educacional de Caetité.
Data: Caetité, 01 de abril de 2013.
Série: 1º Turma: “A”
Ensino: Médio
Aluno: Carlos Márcio Bomfim Cardoso
Professora: Ione

Verificação Prática no Laboratório
Aula Prática de Ácidos Nucleicos – Extração de DNA

INTRODUÇÃO “Material vegetal como fonte de DNA tem sido extensamente usado em sala de aula para práticas em laboratório. Este trabalho tem por objetivo discutir importantes aspectos relacionados a problemas práticos de isolamento e da identificação de DNA obtido de plantas durante aulas de Ciências e Biologia. Baseado em respostas de professores de educação básica, foi detectada grande dificuldade na identificação de camadas e pectinas e o verdadeiro DNA. Vários aspectos concernentes ao correto discernimento entre DNA e pectina são discutidos.” (FURLAN. et al,2011)
O DNA ( ácido desoxirribonucleico) é um dos ácidos nucleicos que constituem o material genético da maioria dos seres vivos. O DNA é formado por nucleotídeos, e cada nucleotídeo é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada que pode ser púrica ou pirimídica.
As bases púricas encontradas no DNA são adenina e guanina; e as bases pirimídicas são citosina e timina, sendo que a adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina através de pontes de hidrogênio.
A partir da extração do DNA, será possível verificar o aspecto do DNA, observar que o DNA pode ser encontrado em diversos tipos de células e debater e aprofundar questões científicas à genética.
Em nossa atividade prática utilizaremos a cebola, pois ela possui pequenas quantidades de pectina ( que podem ser facilmente confundidas com o DNA) e por apresentar células grandes que se rompem quando a cebola é picada.
Para a análise do DNA de células eucarióticas, a primeira etapa importante é o seu isolamento. O procedimento a seguir é utilizado para extrair grandes quantidades de DNA a partir

Relacionados