edfdsf

3822 palavras 16 páginas
CONHECIMENTO MATEMÁTICO DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES E PROPOSTA DE ENSINO PARA SUPERÁ-LAS
Elisa Daminelli daminelli.elisa@gmail.com IFRS – Campus Osório – Brasil
Modalidade: CB
Nível: Ensino Médio
Tema: Pensamento Algébrico
Palavras-chave: Ensino de Matemática – Pensamento Algébrico - Modelagem Matemática – Resolução de problemas.
Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida com estudantes que ingressaram no 1º ano do Ensino Médio Integrado no curso técnico em Administração no IFRS – Campus Osório no ano de 2013, e que utiliza como metodologia a pesquisa-ação. Inicialmente, aplicou-se um pré-teste com os estudantes contendo questões de um simulado da Prova Brasil, avaliação aplicada pelo governo brasileiro com alunos no último ano do Ensino Fundamental. O pré-teste apontou dificuldades para resolver questões envolvendo números e operações, em especial relacionadas ao pensamento algébrico, e também para resolver questões que necessitam de conhecimento geométrico. Elaborou-se uma sequência didática apoiada nos conceitos de Modelagem Matemática e Resolução de Problemas como estratégia de ensino de Matemática, e realizou-se uma intervenção de ensino, que teve como objetivo melhorar as habilidades dos estudantes na resolução de questões que envolvem o pensamento algébrico.
Introdução
De forma geral, observa-se que o ensino de Matemática apresenta resultados insatisfatórios na Educação Básica. A disciplina é uma das responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão escolar no ensino básico. Além disso, o desempenho dos estudantes nas avaliações e testes, como a prova Brasil, IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e outros, tem sido abaixo do esperado, mostrando que os estudantes apresentam deficiências e falhas na aprendizagem de Matemática.
Verificou-se, ao analisar as reprovações dos estudantes que ingressam no 1º ano do Ensino Médio Integrado

Relacionados