Edema

Páginas: 4 (831 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 EDEMA



É o excesso de líquido acumulado no espaço intersticial ou no interior das próprias células. Interessa-nos o edema cutâneo, sendo este uma infiltração delíquido no espaço intersticial dos tecidos que constituem a pele e a tela celular subcutânea.


Semiologia do Edema
Devemos investigar na anamnese os seguintes quesitos:
1. Localização– distinção entre edemas localizados ou generalizados. O localizado restringe-se a um segmento do corpo. Caso essa possibilidade seja excluída, o edema é considerado generalizado, mesmo que aparentemente serestrinja a uma parte do organismo (membros inferiores são mais atingidos, assim como face)
2. Intensidade – para determina-la, usa-se a polpa digital do polegar, fazendo-se uma compressão firme e sustentadade encontro a uma estrutura rígida subjacente à área do exame. Caso haja edema, ao retirar-se o dedo, haverá uma depressão no local comprimido.Dá-se a graduação em cruzes. Duas outras maneiras podemser utilizadas: (1) pesando-se o paciente uma vez por dia (todo paciente com edema deve ser pesado diariamente), ou (2) medindo-se o perímetro da região edemaciada.
3. Consistência – classifica-se emedema mole ou duro. O primeiro é aquele facilmente depressível, significando apenas que a retenção hídrica é de duração não muito longa e o tecido celular subcutâneo está infiltrado de água. Osegundo traduz a existência de proliferação fibroblástica.
4. Elasticidade – indicada, principalmente, observando-se a volta da pele à posição primitiva quando se termina a compressão. Pode ser elástico,quando a pele retorna imediatamente à situação normal; ou inelástico quando demora a voltar.
5. Temperatura da Pele Adjacente – usa-se o dorso dos dedos ou as costas das mãos comparando-se com a peleda região homóloga. Pode existir: temperatura normal, temperatura quente (edema inflamatório), e temperatura fria(comprometimento da irrigação sanguínea da área)
6. Sensibilidade –doloroso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edema
  • Edema
  • edema
  • edema
  • edema
  • Edema
  • EDEMA
  • Edema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!