Edema Pulmonar Cardiog Nico

708 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
Os pulmões apresentam uma membrana de trocas gasosas entre os espaços aéreos e a circulação, formada pela parede capilar e pelo revestimento epitelial. Essa membrana é de extrema importância, porém é muito suscetível a lesões por agressões físicas, como, por exemplo, o aumento da pressão capilar ou a redução da pressão oncótica intravascular. O edema pulmonar cardiogênico é um diagnóstico diferencial importante em pacientes que apresentam sinais respiratórios como tosse, taquipneia, e dispneia; sendo o resultado da disfunção cardíaca resultante da elevação das pressões de enchimento e consequentemente elevação da pressão venosa e dos capilares pulmonares.

CONCEITOS
Edema pulmonar é o acúmulo anormal de líquido nos tecidos dos pulmões. Está entre as mais frequentes emergências médicas e significa, muitas vezes, uma situação ameaçadora da vida quando ocorre abruptamente. Os principais sintomas de um edema pulmonar são: encurtamento da respiração (falta de ar), que normalmente piora com as atividades; falta de ar quando a pessoa se deita com a cabeceira baixa; Tosse, que pode ou não ter expectoração sanguinolenta e/ou espumosa; taquicardia; Aumento da pressão arterial; Opressão (aperto) no tórax; Chiado no peito; Cianose - coloração azulada da pele quando há muita falta de ar; Ansiedade; entre outros.
O edema pulmonar cardiogênico (EPC), uma das principais e mais sérias consequências da insuficiência cardíaca esquerda, é uma forma grave de apresentação das descompensações cardíacas, constituindo uma emergência clínica que se manifesta por um quadro de insuficiência respiratória de rápido inicio e evolução. Está associado a um elevado risco a vida do paciente, tanto pelo quadro pulmonar agudo como pela doença cardiovascular subjacente.
A insuficiência cardíaca esquerda é uma condição patológica que tem como mecanismo principal o desequilíbrio entre o débito cardíaco das câmaras direitas e a capacidade de propulsão da massa sanguínea pelas câmaras

Relacionados

  • Drogas plantão
    6774 palavras | 28 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas