Edema agudo de pulmão

Páginas: 9 (2214 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
​O edema agudo de pulmão é um grave quadro clínico, onde ocorre um acúmulo anormal de líquidos no interstício - o espaço que separa os capilares pulmonares dos alvéolos - e nos alvéolos pulmonares, que provoca ao paciente muito sofrimento, que dentre dos seus inúmeros sintomas, apresenta intensa falta de ar com sensação de afogamento e de morte iminente. ​​​
Exige um reconhecimentoprecoce de seus sintomas e urgência no atendimento médico, uma vez que apresenta evolução crítica, e por ser tratar de um órgão vital e de grande importância, o risco de ocorrer o óbito aumenta.
















DEFINIÇÃO
O edema agudo de pulmão pode ser definido por:
Edema agudo de pulmão quando cardiogênico, é causado pelo aumento da pressão hidrostática noscapilares pulmonares (normalmente é 10 mmHg e passa a ser 30 mmHg), que ocorre por um mal funcionamento do coração, com diminuição da capacidade de bombeamento do sangue, levando ao acúmulo de líquido nos pulmões.
Edema agudo de pulmão não-cardiogênico, é causado através da lesão do parênquima pulmonar - setor de trocas gasosas - originando o aumento da permeabilidade dos capilares pulmonares,ocorrendo o extravasamento dos líquidos para os pulmões.
CAUSAS
Causas cardiogênicas:
Por complicação de infarto agudo do miocárdio (IAM): Quando ocorre o IAM, há uma necrose do músculo cardíaco, caso atinja uma grande área do lado esquerdo do coração, torna-o incapaz de bombear adequadamente, retendo o sangue nos pulmões, originando o edema agudo de pulmão.
Por insuficiência cardíaca congestiva(ICC): O lado esquerdo do coração bombeia sague rico em oxigênio vindo do pulmão para todo o corpo, quando há uma falha na bomba cardíaca, o coração tem uma incapacidade de bombear corretamente, ocorrendo o acúmulo de sangue nos vasos pulmonares, que aumenta a pressão sanguínea dentro dos vasos, acumulando liquido nos pulmões.
Crises hipertensivas: Pacientes com insuficiência cardíaca moderadapodem ainda ser capazes de bombear o sangue adequadamente. Porém, apenas uma elevação inesperada da pressão arterial pode exigir maior trabalho para o músculo cardíaco, mas alguns pacientes não possuem o coração apto para trabalhar em casos de pressão alta, fazendo o mesmo funcionar ineficientemente, causando então o edema agudo de pulmão.
Doença nas válvulas do coração: Quando o paciente possui umadoença nas válvulas esquerdas do coração (válvula aórtica ou mitral), ocorre à estenose (estreitamento) nessas válvulas, que atrapalha a sua abertura, impedindo-as de drenar corretamente, acumulando o sangue nos pulmões.
Causas não cardiogênicos:
Insuficiência renal: A insuficiência renal ocasiona o acúmulo de água e sal no organismo, um aumento do volume de líquido dentro dos vasos. Em algunscasos, principalmente se o paciente já não urinar volumes adequados, a quantidade de líquido retido nos vasos se torna tão grande que extravasa, causando edemas no corpo e edema pulmonar.
Infecções: Algumas infecções pulmonares, principalmente as de origem viral, podem causar um quadro de intensa inflamação pulmonar, levando a um aumento da permeabilidade dos vasos e o extravasamento de líquidospara o pulmão. Este quadro é geralmente chamado de SARA ou SARS (síndrome da angústia respiratória aguda).
Altitudes elevadas: Em alguns casos quando se é exposto a altitudes acima de 2500 metros pode ser desenvolvido o edema pulmonar. A causa não é exata, mas acredita-se que ocorram alterações na microvasculatura pulmonar (arteríolas, capilares e vênulas) que favoreçam o extravasamento de líquidoem altas altitudes. Os fatores de risco para esse tipo de edema agudo pulmonar são: sair do nível do mar e atingir altitudes elevadas em pouco tempo, praticar esforço físico em altas altitudes sem se dar o devido tempo de aclimatação, viajar para altitudes elevadas já tendo histórico de problemas cardíacos.
SINAIS E SINTOMAS
• Intolerância aos esforços cansaço (mesmo em repouso)
• Falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edema Agudo de Pulmão
  • Edema Agudo do Pulmão
  • Edema agudo no pulmão
  • Edema agudo de pulmão
  • Edema Agudo de Pulmão
  • Edema agudo de pulmão
  • edema agudo de pulmão
  • Edema agudo de pulmão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!