eddeg

327 palavras 2 páginas
Segundo (LAPPONI,2007, p.9) “o projeto é um esforço com inicio e fim definidos emprendido para criar um produto ou serviço único para empresa”. Destaca ainda que os administradores das empresas deve desenvolver os projetos com custo menores que os de oportunidade do mercado. Ele defende a ideia que os projetos de investimento tem como objetivo maior o retorno financeiro a empresa. Conforme lapponi (2007) os projetos podem ser divididos em sete categorias.
 Projeto de lançamento de produto: busca alavancar as vendas da empresa através de novos produtos.
 Projeto de substituição: a troca de um equipamento usado por um novo igual.
 Projeto de modernização: o objetivo é substitui e melhora o a produção.
 Projeto estratégico: estes projetos buscam uma nova área de atuação.
 Projeto de expansão: procura aumentar a capacidade da empresa.
 Projeto intangível:investisse coisas intangíveis, tendo em mente benefícios futuros.
 Projeto obrigatório: Obedecer as legislações.

Para auxiliar na analise dos projetos Lapponi(2007) defende que deve ser utilizadas ferramentas quantitativas. Que possibilitam melhor precisão nas tomadas de decisão. Uma destas ferramentas é o Playback que permite calcular o tempo de retorno do investimento.
Outra ferramenta é o ROI que permite saber uma o retorno sobre o investimento, Sendo comparado os lucros em relação aos ativos. O resultado deve ser comparado a taxa Selic para saber se é atrativo.
O ponto de equilíbrio é calculo que permite saber quanto é preciso vender para pagar suas despesas e custos.
Para que se possa saber o pagamento no presente para um valor futuro é utilizado VPL. Sendo que se for maio que zero o projeto é aceitável.
TIR.......

Para desenvolvimento de projetos as empresas precisam de recursos financeiros, existe dois tipo de recursos finceiro os de capital interno, sendo os recursos financeiros que a empresa detem. Ou de capital externo. Sendo recursos de terceiros, como istituição

Relacionados