edde2d3

2072 palavras 9 páginas
Argumentação

Toda argumentação consiste numa declaração seguida de prova (fatos, razões, evidências).

A argumentação baseia-se em dois elementos:

Consistência de raciocínio: uso de princípios lógicos;
Evidência: critério da verdade, certeza a que se chega pelo raciocínio
(evidência da razão) ou pela apresentação de fatos ( evidência de fato) independentemente de toda a teoria.

São cinco tipos comuns de evidência:

a) Fatos - constituem o elemento mais importante da argumentação, pois eles provam e convencem. Porém, nem todos os fatos são irrefutáveis; seu valor de prova é relativo, sujeitos como estão à evolução da ciência, da técnica e dos próprios conceitos e preconceitos de vida. De forma, que é indispensável levar em conta essa relatividade para que eles sejam convincentes e funcionem realmente como prova.

b) Exemplos - são fatos típicos ou representativos de determinada situação.

c) Ilustrações - Quando o exemplo se alonga em narrativa detalhada e entremeada de descrições, tem-se a Ilustração.
Há dois tipos:
* Ilustração Hipotética: invenção, hipótese. Narra o que poderia acontecer ou provavelmente acontecerá em determinadas circunstâncias. Apesar de imaginária, não deixa de apresentar consistência e adequação à ideia que se defende. O propósito da ilustração hipotética é tornar mais viva uma argumentação sobre temas abstratos. É um recurso capaz de tornar mais clara e convincente uma tese ou opinião. Entretanto, seu valor como prova é muito relativo.

* Ilustração Real: descreve ou narra em detalhes um fato verdadeiro. O que se espera da ilustração real é que, de fato, apoie ou justifique determinada declaração. Para isso, é necessário que seja clara, objetiva, sintomática e obviamente relacionada com a proposição.

d) Dados estatísticos – são fatos específicos. Têm grande valor de convicção, constituindo quase sempre prova ou evidência incontestável. Entretanto, é preciso ter cautela na sua apresentação já que sua

Relacionados