ED1 bioquimica - UFRJ

4339 palavras 18 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Ciências da Saúde
Instituto de Bioquímica Médica
BQM101 – Bioquímica FF I

Estudo Dirigido
ED1

Rio de Janeiro, 04 de abril de 2012.

1. A partir do século XX, a ideia de que a vida possui propriedades únicas, maravilhosas e desconhecidas (vitalismo) começou a morrer. Finalmente, através dos estudos de genética e bioquímica, era possível associar as ciências químicas e biológicas num só contexto amplo e coerente. A biologia molecular trouxe, para a biologia, um tipo de rigor lógico e matemático antes só aplicado nas ciências exatas.
(a) Quais os desenvolvimentos você acredita que permitiram à biologia integrar-se à química e à física, matando assim o vitalismo?
O desenvolvimento da ciência experimental, da genética e da bioquímica, especificamente a descoberta dos genes e das proteínas. Com a descoberta de genes e proteínas e o início do estudo de suas características e funções, foi possível perceber que neles estavam as explicações para as propriedades antes atribuídas ao vitalismo.

(b) Qual a relação moderna entre química, física e biologia?
Estas três ciências estão reunidas na biologia molecular, através da qual se estuda o funcionamento dos organismos à luz destas ciências, de uma forma em que elas se complementam.

(c) O que você pensa que ocorrerá no futuro com essas disciplinas?
Se unir cada vez mais, descobrindo novas unidades fundamentais e aprofundando cada vez mais o nível que se pode atingir no estudo dos organismos vivos, conforme forem desenvolvidas novas metodologias e ferramentas para isto.

2. (a) Quando aprendemos bioquímica, estamos estudando a bioquímica de quais tipos de organismos?
Estudamos a bioquímica de organismos com atributos que o diferenciam de outros conjuntos de matéria, tais como um alto grau de complexidade química e organização microscópica, capacidade de extrair, transformar e

Relacionados