Ed Tec. dos Materiais_ Pavani

1883 palavras 8 páginas
Tecnologia dos Materiais

Estudo Dirigido

Profº Pavani

São José dos Campos, 26 de Agosto de 2013.
LISTA 1
1. Cite as principais classes e características dos materiais de engenharia.
R: Cerâmicos: Formados por metais, e não metais. No geral são óxidos, nitretos e carbetos, incluindo matérias argilosos, cimentos e vidros
Polímeros: Incluem os plásticos e as borrachas (elastômeros). Em geral são compostos orgânicos, baseados em C, H, O, N, P, S e outros elementos não-metálicos.
Metais: bons condutores de eletricidade e calor, opacos à luz visível. Em uma superfície metálica polida têm aparência brilhante
Materiais Conjugados (Compósitos): Consiste de combinações de dois ou mais materiais. Um material conjugado é projetado para apresentar uma combinação das melhores propriedades de cada um de seus materiais integrantes.
Semicondutores: Têm propriedades elétricas intermediárias entre os isolantes e os condutores elétricos.
Bio-materiais: São utilizados em componentes implantados no corpo humano, em substituição a partes doentes ou danificadas
2. Quais as principais características e vantagens dos materiais cerâmicos?
R: Os materiais cerâmicos são isolantes térmicos e elétricos, resistentes a temperaturas elevadas e ambientes agressivos. Resistentes, porém são frágeis. Apresentam ligação iônica ou covalente.
3. Por que os metais são bons condutores elétricos e os materiais cerâmicos maus condutores elétricos?
R: Os metais são bons condutores elétricos porque possuem elétrons livres, e com o agrupamento de várias moléculas de metal juntas ele conduz mais energia. Esses elétrons tendem a ficar na superfície do condutor e podem percorrer livremente.
Os materiais cerâmicos possuem átomos que constituem e formam ligações moleculares que "aprisionam" os elétrons da última camada, não permitindo assim que haja circulação de eletricidade, sendo assim um mau condutor elétrico.
4. As atrações interatômicas são

Relacionados