ED Matematica

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014

BRUNO AUGUSTO APARECIDO
EDSON JEFFERSON CLETO
LEILIANE MARCONDES
MARCO ANTONIO SALLES DE OLIVEIRA
ORGELINO JOSÉ LOURENÇO JUNIOR
WILLIAM ROBERTO DA SILVA SANTOS




TRABALHO DE MATEMÁTICA
TÉCNICO EM MECÂNICA










SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
16/06/2014


BRUNO AUGUSTO APARECIDO
EDSON JEFFERSON CLETO
LEILIANE MARCONDES
MARCO ANTONIO SALLES DE OLIVEIRA
ORGELINO JOSÉLOURENÇO JUNIOR
WILLIAM ROBERTO DA SILVA SANTOS







TRABALHO DE MATEMÁTICA
TÉCNICO EM MECÂNICA








PROFESSOR ELVIS DE PAULA SILVA
TÉCNICO EM MECÂNICA
MATEMÁTICA APLICADA 1
SUMÁRIO








RESUMO

O objetivo deste trabalho é de pesquisar e aprender sobre a vida e os estudos de grandes matemáticos, desenvolvendo um grande aprendizado em diferentes competências.Ao pesquisar-se foi estimulado um grande interresse sobre as realizações de Baskara, Pitágoras e Arquimedes, devido as suas contribuições, cada um em sua época, que auxiliam a ciência e a tecnologia ate os dias de hoje. Na pesquisa sobre Baskara verificou-se que poucos sabem que a fórmula para resolução das equações quadráticas nada tem a ver com o famoso matemático. Existe um costumeaparentemente brasileiro de dar o nome de Baskara para a fórmula de resolução da equação de 2º grau. A grande contribuição dele foi com as equações indeterminadas do segundo grau. Pitágoras desenvolveu o Teorema que leva o seu nome e que tem grande aplicação nos dias de hoje, inclusive na aeronáutica, são utilizados os conceitos de Pitágoras para que não haja colisão nos voos que são feitos cálculosconstantemente para as rotas de aviões Também é muito usada na área de transportes é considerada muito importante para o desenvolvimento de um país. Arquimedes foi considerado um dos maiores matemáticos da antiguidade e um dos maiores de todos os tempos (ao lado de Newton, Euler e Gauss). Neste estudo abordar-se-á em suas contribuições na área de potencias.
















1 BHASKARABhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na Índia. Nascido de uma Família tradicional de astrólogos indianos seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia. Seus méritos foramlogo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia, na época.
Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar) e Combinatória.
A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução éGraciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar. Qualquer estudante sabe o que é a fórmula de Bhaskara,mas poucos sabem que esta fórmula para resolução das equações quadráticas nada tem a ver com o famoso matemático. Bhaskara, assim como todos os matemáticos até então, não sabia o que era uma fórmula matemática. Isto só passou a existir cerca 400 anos depois da morte dele. Até o final do século XVI não se representavam através de letras os coeficientes de uma equação. Na época de Bhaskara, asequações eram resolvidas com regras e não com fórmulas. No Brasil o hábito de dar nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação de 2º grau se estabeleceu por volta de 1960.  Esse costume é aparentemente só brasileiro (não se encontra o nome de Bhaskara para essa fórmula na literatura internacional).
É evidente, e todos concordam que Bhaskara conhecia as regras para resolver equações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ed matematica
  • ED DE MATEMATICA
  • ED Matematica
  • Ed tópico de Matemática unip
  • Matemática na ed. infantil
  • Ed matematica Justificativas
  • ED Matematica basica etep
  • MATEMATICA APLICADA UNIP EDS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!