Ed. física

Páginas: 11 (2719 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1 - INTRODUÇÃO
Considerando-se que o exercício físico funciona como estímulo para os diferentes sistemas orgânicos, se aplicado com certa intensidade, frequência e duração, seja de natureza dinâmica ou isométrica, provocará adaptações nos diversos sistemas de modo a possibilitar ao indivíduo responder com sucesso a exercícios de vários tipos, intensidade e durações. Portanto, o treinamentofísico tem sido utilizado para intensificar sobre maneira o funcionamento do sistema cardiovascular. Parâmetros como a freqüência cardíaca, o volume sistólico, e consequentemente o débito cardíaco, aumentam significativamente durante uma sessão de exercício físico dinâmico. Apesar de Haver uma expressiva diminuição da resistência vascular periférica, o aumento excessivo do débito cardíaco acabaprovocando também um incremento na pressão arterial média durante o exercício físico.
2 – ALTERAÇÕES CARDIOVASCULARES NO EXERCÍCIO FÍSICO
Além da idade e do sexo, muitos outros fatores influenciam a resposta cardiocirculatória do exercício, tais como a postura, a massa total de músculos envolvidos no esforço, fatores ambientais, estado de hidratação e treino físico do indivíduo.
O exercício muscular seacompanha de aumento do consumo de oxigênio (Vo2). Para satisfazer as necessidades metabólicas aumentadas dos músculos em atividade, ocorre uma série de respostas circulatórias, respiratórias e metabólicas.
2.1 - Freqüência Cardíaca:
Dentre os parâmetros cardiovasculares, a freqüência cardíaca é um dos mais influenciados pelo treinamento físico aeróbico. Em repouso, a freqüência cardíacadiminui significativamente após um programa de exercício físico.
O treinamento físico também modifica o comportamento da freqüência cardíaca durante o exercício físico dinâmico. Quando se realiza exercício numa mesma potência absoluta, um indivíduo treinado tem uma taquicardia atenuada quando comparada a um indivíduo sedentário.
Quanto aos efeitos do treinamento físico aeróbico sobre o controleautonômico da FC durante o exercício dinâmico, nota-se após o treinamento: a) aumento da contribuição atuante sobre o nó sinusal, caracterizado por maior incremento da FC de 0 a 10 segundos; b) menor estimulação simpática, caracterizada por menor incremento da FC do 1º ao 4º minuto de esforço.
Verificando-se os efeitos do treinamento físico sobre a FC máxima durante um esforço extenuante, os achados nãosão homogêneos. Há autores que demonstram diminuição da FC máxima em atletas jovens submetidos a treinamentos aeróbicos, em quanto outros não a evidenciam. Ao final do exercício a freqüência cardíaca cai de modo muito rápido devido, em primeiro lugar, ao retorno da atividade vagal e posteriormente em função da diminuição da ação simpática. A FC medida nos 15 primeiros segundos após o exercíciodeve ser acrescida de 2 a 3% de modo a refletir o valor da FC do exercício. A FC pode permanecer acima dos níveis iniciais por um longo período de tempo, eventualmente horas, sendo a sua curva de recuperação dependente de vários fatores, entre eles, posição corporal, temperatura ambiente e corporal, tipo e intensidade do exercício físico realizado, atividade durante a recuperação, nível decatecolaminas circulantes, nível de acidose metabólica desencadeada e também grau de condicionamento aeróbico.
2.2 - Débito Cardíaco
Débito Cardíaco se refere à quantidade de sangue bombeado pelo coração, habitualmente durante um período de um minuto. O rendimento (débito) do coração, como ocorre com qualquer bomba, depende de seu ritmo de bombeamento (freqüência cardíaca), e da quantidade de sangueejetado com cada golpe (volume de ejeção). O débito cardíaco é computado de acordo com a seguinte equação:
DC = FC x VS;
Onde:
DC = débito cardíaco
FC = freqüência cardíaca
VS = volume sistólico
Este parâmetro cardiovascular aumenta continuamente até a exaustão durante um exercício físico dinâmico progressivo.
Tem sido demonstrado também que este comportamento do débito cardíaco é devido a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ed fisica
  • Ed física
  • ed fisica
  • ED FISICA
  • ed fisica
  • Ed fisica
  • ed fisica
  • ed fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!