ED Bioqu mica Enfermagem 1

659 palavras 3 páginas
ESTUDO DIRIGIDO 2º BIMESTRE
Disciplina: Bioquímica
Profa. Dra. Greice Souza

ESTUDO DIRIGIDO

LARISSA GOMES SANTANA - 22869
LUANA DE SOUZA QUEIROZ -21868
NATHALIA CANDIDO BIZERRA - 22441
THALITA RODRIGUES DA COSTA -23128

BRASÍLIA
2015

1. Conceitue Epidemiologia

A epidemiologia estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde.

2. Qual o principal objetivo da Epidemiologia e quais as principais aplicações?

O principal objetivo da epidemiologia é identificar subgrupos da população que possuem alto risco para doença. Suas principais aplicações são verificar os fatores específicos e características para que assim possa tentar modifica-los e direcionar os esforços preventivos.

3. Diferencie Epidemiologia Descritiva de Epidemiologia Analítica.

A epidemiologia descritiva estuda o comportamento das doenças em uma comunidade, em função de variáveis ligadas ao tempo (quando), ao espaço físico ou lugar (onde) e à pessoa (quem). Já a epidemiologia analítica busca testar hipóteses de relações causais.

4. Defina HND e suas etapas?

É a história natural das doenças ou seja do início ao fim, esse processo compreende as interrelações do agente, do suscetível e do meio ambiente. Dividido em duas etapas, a pré-patogênese onde acontece a evolução das interrelações até que ocorra a instalação da doença e a patogênese esse período é voltado para as modificações fisiológicas mediante a doença.

5. O que são medidas preventivas e como elas estão associadas a HDN.

São medidas tomadas para evitar doenças e estão associadas a HDN pois um dos aspectos práticos da utilização da estrutura epidemiológica de descrição das doenças é a possibilidade de prevenção das mesmas, mesmo quando a patogênese da doença ainda não é compreendida.

6.

Relacionados

  • ED Bioqu mica Enfermagem 1
    479 palavras | 2 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas