Ectrolise

411 palavras 2 páginas
ELECTRÓLISE DE SOLUÇÕES AQUOSAS
1. Objectivo
Realizar a electrólise de uma solução aquosa de sulfato de sódio, acompanhando a sua evolução e identificando os produtos finais obtidos.

2. Introdução Teórica
A electrólise é um processo no qual energia eléctrica, fornecida exteriormente, é usada para forçar a ocorrência de uma reacção química não espontânea. Usualmente, a electrólise, é realizada aplicando-se uma diferença de potencial a um par de eléctrodos inertes, imersos na solução a electrolisar.
Na figura 1 está representada uma montagem para a realização experimental de uma electrólise, onde se pode observar uma célula electrolítica, uma fonte de alimentação (E) e um aparelho de medida de corrente (mA). A célula electrolítica é constituída por dois eléctrodos, o cátodo e o ânodo onde ocorrem as reacções de redução e de oxidação, respectivamente.

Figura 1- Montagem experimental para a realização de uma electrólise.

3. Aspectos Experimentais
3.1 Material
Célula de electrólise, fonte de alimentação, varetas de grafite, amperímetro.

3.2 Reagentes
Solução de sulfato de sódio 0,2 mol dm-3, solução de acetato de sódio 0,2 mol dm-3, solução aquosa de sacarose 2 g dm-3, solução de cloreto de sódio 0,2 mol dm-3.

3.3 Modo de Proceder
Monte a célula de electrólise de acordo com o esquema da figura 1.
1. Encha a célula, até aproximadamente 3 cm do cimo, com a solução de sulfato de sódio. Estabeleça as ligações eléctricas. Aplique em seguida uma diferença de potencial entre os eléctrodos até verificar que há passagem de corrente no circuito.
2. Observe as transformações que ocorrem junto de cada eléctrodo. Anote o valor da corrente medida pelo amperímetro bem como da diferença de potencial aplicada.
3. Retire uma amostra de cada compartimento da célula e estime o valor do pH através de papel indicador.
4. Repita os ensaios para as soluções de acetato de sódio, cloreto de sódio 0,2 M e sacarose.

4. Análise e tratamento dos resultados

Relacionados