Ectotermia
FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
Salvador-Bahia
2012
GRACIMEIRE CUNHA DA CONCEIÇÃO
FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
Atividade Integradora, Ectotermia, apresentada à Faculdade de Tecnologia e Ciências (EAD) no curso de Licenciatura em Biologia como requisito parcial de avaliação da disciplina Fisiologia Animal e Comparada, ministrada pela profª Yukari Figueroa Misi.
Salvador-Bahia
2012
Ensaio reflexivo sobre Ectotermia dos répteis
Os répteis possuem uma característica marcante chamada ectotermia significa que o animal obtém energia través de fontes de calor externas. Essas fontes de calor podem ser: a radiação solar, que ocorre diretamente sobre o corpo do animal, pode ser também refletida por rochas, em areia ou galhos de arvores; através de condução, onde há um contato de uma superfície com a outra; a convecção em que a energia calórica é transferida por fluxo de moléculas e a evaporação que ocorre através da sudorese.
A termorregulação é a capacidade de manutenção da temperatura corpórea dentro de certos limites, mesmo quando a temperatura do ambiente é diferente e para manter a temperatura corpórea os animais utilizem mecanismos comportamentais que permitam essa regulação da temperatura corporal, onde a variação seja pouca. Um exemplo são os lagartos, que posicionam seu corpo em direção dos raios solar, fazendo isso eles podem aumentar ou diminuir a área corporal a ser aquecida pelo sol. Graças á Termorregulação é possível manter a temperatura ideal nos animais para as reações metabólicas que ocorrem no corpo e pode influenciar nas taxas de crescimento, que são determinantes na perpetuação das espécies.
Existem fatores que afetam consideravelmente o controle da termorregulação nos répteis, a forma, o tamanho e a cor do corpo. Por possuírem um corpo alongado, os lagartos tem baixa resistência a mudanças em sua temperatura corporal, eles podem mudar a cor de seu corpo aumentando a absorção de energia, por isso é muito comum