Ectoparasitos (Artrópodes)

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014

Ectoparasitos (Artrópodes)

Dentro do estudo dos invertebrados, o filo artrópodes merece atenção especial. Ele agrupa mais de 800 mil espécies. Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulações, o podes, que significa pés patas. Os atropodes tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto, Ao crescer, o artrópode abandonam oesqueleto velho, pequeno, e fabrica outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda. Ela ocorre várias vezes para que o animal possa atingir o tamanho adulto.Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação àsoutras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também comm suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.

Filo Arthropoda

Classe Insecta

Ordem Hemiptera
Ordem Siphonaptera
Ordem Anoplura
Ordem Diptera1.1 Ordem Hemiptera

Morfóloga
Características morfológicas que permitem identificá-los. A Cabeça é levemente achatada e possui sempre o par de antenas, os olhos e a probóscida. No Tórax, originam-se os pares de patas. O abdome é ovoide e alongado e é importante pois possui o conexivo, situado lateralmente e com manchas coloridas que permitem a identificação do tipo de inseto. Ao final doabdome, localiza-se o aparelho reprodutor do animal que quando visto de cima, apresenta diferenças. Quando apresenta-se pontiagudo (ovopositor) é o aparelho reprodutor feminino enquanto o aparelho reprodutor masculino apresenta-se como uma linha continua e ovalada.
Tipos de Triatomíneos, basta observar o formato da probóscida. Quando for reta e ultrapassar o primeiro par de patas, trata-se de umFitófago (alimenta-se de plantas), quando a probóscida não ultrapassar o primeiro par de patas ele é hemíptero (alimenta-se de sangue) e quando a probóscida for curva, trata-se de um predador (alimenta-se de outros insetos.).
Existem várias tribos e gêneros da subfamília Triatominae, porém, 3 são mais facilmente encontrados e possuem características que facilmente os diferenciam. São elas:Triatoma (Antenas localizadas num ponto médio entre os olhos e o clípeo, parte anterior da cabeça), Panstrongylus (antenas posicionadas próximas aos olhos) e Rhodnius ( Antenas posicionadas próximas ao clípeo).

Ciclo Biológico
São paurometábolos ou metamorfose incompleta, (ovo, ninfa e adulto). Esses insetos, possuem fases em seu ciclo evolutivo e para evoluir, precisam necessariamente práticaro hematofagismo. Nos primeiros estágios de ninfa (até o terceiro estágio), o inseto precisa somente de uma alimentação para evoluir para o próximo estágio, a partir daí, esses insetos vão necessitar de mais alimentação para completar seu ciclo e evoluir para o próximo estágio, por isso, esse fato desempenha forte importância epidemiológica, pois aumentam as chances de ele se contaminar com otripanossoma ou de transmitir o mesmo.



1.2 Ordem Siphonaptera

Morfóloga
As pulgas são ectoparasitos , parasitando aves e mamíferos. Pequenos insetos com menos de 5 milímetros de comprimento e sem asas, com pernas extremamente fortes e partes bucais adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro.
Ciclo Biológico
Holometábolo (metamorfose completa) o ciclo de vida das pulgascompreende a fase de ovo, larva, pupa e adulto. Este ciclo se completa por volta de 30 dias, dependendo das condições de temperatura e umidade. Somente o adulto é hematófago, isto é, alimenta-se de sangue. Os ovos das pulgas são depositados sobre o hospedeiro, em seu ninho, ou no chão. São esbranquiçados, lisos e ovais.








1.3 Ordem Anoplura

Morfóloga
Os piolhos são pequenos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ectoparasitos
  • Ectoparasitos
  • Artrópodes
  • artropodes
  • Artrópodes
  • artrópodes
  • artropodes
  • Artropodes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!