Ecruzilhadas da Liberdade

1290 palavras 6 páginas
Resenha: FRAGA, Walter. Encruzilhadas da Liberdade: história de escravos e libertos na Bahia (1870 – 1910). São Paulo; Ed. Unicamp; 2006.
Walter da Silva Fraga Filho se formou em História, em 1988, na Universidade Federal da Bahia, UFBA. Em 1994 fez mestrado em História Social pela mesma universidade. Conclui o doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no ano de 2004. É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia desde 2008. Suas linhas de pesquisa são: estudos sobre populações afro-brasileiras e cultura e memória . O livro aqui resenhado é a tese de doutorado em história na UNICAMP. Esta obra foi publicada em inglês em 2011, pela editora Durham, da Carolina do Norte, Estados Unidos, com o título: Crossroads of Freedom: the post-abolition in Bahia, Brazil, 1870-1910 . O autor é uma autoridade no assunto abordado pelo livro, assim como, possui domínio da metodologia utilizada na pesquisa, a de História Social, que é a sua área de formação; ao ler a obra se pode apreciar o quão requintada é.
O livro trata da abolição da escravidão no recôncavo baiano. Faz uma análise da vida do negro no período imediatamente anterior à aprovação da lei do ventre livre e, por volta de, duas décadas após a aprovação da lei Áurea, em 13 de Maio de 1988. A base estrutural do livro é partir de um fato específico e a partir dele, analisar o acontecimento, as causas que levaram a ele, as relações sociais dos dois lados evolvidos (quando os documentos o permitem fazê-lo), conta um pouco da história dos principais agentes envolvidos e por fim - neste caso também dependo dos documentos- expõe como ficaram as coisas após o acontecimento que ele traz. Fraga faz isso com mestria. Cada capítulo aborda um acontecimento diferente em engenhos diferentes mais todos no recôncavo baiano. Um caso ilustrativo da estrutura capitular do livro está presente no capítulo 2 e trata da morte do frade e administrador do Engenho do Carmo, João Lucas do Monte Carmelo,

Relacionados