ECR-RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR

5122 palavras 21 páginas
INTRODUÇÃO
As empresas buscam a cada dia utilizar técnicas de relacionamento com cliente de modo a gerar um maior valor agregado ao consumidor. Esse conceito começou a ser desenvolvido em 1993 em uma indústria alimentícia americana que iniciou inovando o relacionamento “cliente x fornecedor” a esse conceito de seu o nome ECR – RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR – hoje esse conceito já e bastante conhecido e aplicado em algumas empresas. Estudaremos estratégias para entender o ECR e como método e técnicas podem ser aplicadas de uma maneira integrada e colaborativa com auxílio de novas tecnologias. Além da confiança e a cooperação que são requerimentos fundamentais para a vantagem competitiva.
A criação de valor para o consumidor é a única maneira que a organização tem de se sustenta e alcançar êxito.
O ECR está baseado em quatro princípios básicos: abastecimento eficiente, sortimento eficiente de produtos, promoção eficiente e lançamento de produtos, que iremos abordar a seguir.
OBJETIVO
O objetivo principal da iniciativa do conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor – ECR – é otimizar a cadeia de valor.
PROCESSOS DO ECR
É uma iniciativa conjunta entre o varejo e a produção com a finalidade de otimizar a cadeia de valor, desde o produto até o consumidor final, dando a este a oportunidade de comprar o produto certo no local que lhe é mais conveniente, no momento em que precisa, na qualidade desejada e pagando o preço certo.
Os princípios básicos do ECR são: abastecimento contínuo e eficiente, sortimento eficiente nas lojas, promoção eficiente e introdução eficiente de novos produtos.
EVOLUÇÃO E OBJETIVOS
O ECR é a evolução de um conceito nascido de um relacionamento entre Procter & Gambe e a Wal-Mart, denominado, quink- responser rápida, e exige uma mudança significativa nos paradigmas de relacionamento entre o fornecedor de produto e o cliente. Trabalha para responder às necessidades dos consumidores, forçando a existência de melhorias na relação entre

Relacionados