ECOSSISTEMA Certoooo

1286 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

JAQUELINE BORELLA
KARINE SCHINEMEIER
MARIA ISABEL DA COSTA
MARJORIE ROCATTELLI
MAYCON BONATO

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DO LAGEADO VÍDEO

CONCÓRDIA
2011
JAQUELINE BORELLA
KARINE SCHINEMEIER
MARIA ISABEL DA COSTA
MARJORIE ROCATTELLI
MAYCON BONATO

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DO LAGEADO VÍDEO

Relatório apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Ecossistemas Aquáticos e Terrestres, do Curso de Engenharia Ambiental, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Concórdia, sob orientação do professor Abner Elpino Campos.

CONCÓRDIA
2011
1. TÍTULO

Ecossistemas Aquáticos do Lajeado Vídeo

2. RESUMO

O presente trabalho trata-se de uma saída a campo, realizada na localidade as margens do Lajeado do Vídeo, situada no município de Concórdia, nas imediações do campus da Universidade do Contestado – UnC, a fim de estudar a variedade de invertebrados presentes no ecossistema aquático do local. Após a descrição do local de coleta (amostra d’água), foram tomadas as medidas ambientais, foi feito o uso do saber, para coletar os invertebrados que encontravam-se no rio, nos pontos delimitados a cada 20 metros. Feito isso, os invertebrados foram devidamente acondicionados em potes de vidro bem lacrados, separados por pontos, para seguida triagem e contagem de indivíduos encontrados para comparação, com o objetivo de analisar quais as espécies encontradas, e se havia a mesma variedade e quantidade de invertebrados nos diferentes pontos.

3. INTRODUÇÃO

O Reino Animália é dividido, artificialmente, em invertebrados. Essa divisão tem como único objetivo facilitar o estudo dos animais. Com as mais diversas formas e tamanhos, os invertebrados desempenham diversas funções em cadeias alimentares, contribuindo com a dinâmica populacional de toda a teia alimentar (BORROR; DELONG, 1988).
A grande variedade

Relacionados