Ecopontos-Educação Ambiental na Cidade de Dourados MS

3224 palavras 13 páginas
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais-FCBA
Gestão Ambiental
Projetos Integrados em Gestão Ambiental II

ECOPONTOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA...

Dourados, MS-2014

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais-FCBA
Gestão Ambiental
Projetos Integrados em Gestão Ambiental III

ECOPONTOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA...

Acadêmicos:
Iélita Caroline Costa
Lucas Vasconcelos
Paulo Henrique Carvalho
Thiago de Almeida Raimundo
VitoGalantini

Dourados, MS-2014

1. Referencial Teórico

Um dos problemas que têm gerado uma série de preocupações para todos os setores da sociedade é a geração de resíduos em grande quantidade por empreendimentos de todos os tipos e pela população. Esse aumento de resíduos tem causado uma elevação na poluição, implicando em diversos impactos ambientais, principalmente se a destinação final ocorrer de forma inadequada. O descarte incorreto no meio ambiente acaba provocando, além da contaminação do solo e subsolo, cursos d´água, nascentes e lençóis aquíferos, ameaça as espécies de fauna e flora local e gera riscos à saúde pública, acarretando em possíveis proliferações de doenças como a dengue.
Neste sentido, FRESCA (2007) destaca que o crescimento da população correspondeu a um crescimento na geração dos resíduos, porém a mudança nos hábitos de consumo, incentivada por uma agressiva política de vendas, tem levado a um aumento ainda maior da sua geração. A cultura de cada povo influencia em suas atitudes e hábitos, por isso, se houver uma educação ambiental e uma orientação adequada para as pessoas, essa realidade de poluição, consumismo desenfreado e do desperdício podem vir a mudar.
O Art. 1° da Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, define Educação Ambiental como os

Relacionados

  • Desafio sustentabilidade
    8672 palavras | 35 páginas
  • Lixo
    107344 palavras | 430 páginas