ecoosistemas

697 palavras 3 páginas
RELAÇÕES ECOLÓGICAS NOS ECOOSISTEMAS BRASILEIRO

RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS (SEM PREJUÍZO)
Intra-específicas (mesma espécie)
Colônia: união anatômica dos organismos. Indivíduos iguais e sem divisão de trabalho: homeomórficas - bactérias, corais. Indivíduos diferentes e com divisão de trabalho: heteromórfica - caravela.
Sociedade: grupos de organismos não unidos que apresentam uma organização social com cooperativismo. Por exemplo: abelhas, cupins, formigas, seres humanos.

Abelhas
Interespecíficas (espécies diferentes)
Protocooperação: benefício recíproco sem dependência obrigatória, ou seja, um pode viver sem o outro. Por exemplo: plantas e polinizadores, anu e gado, pássaro paliteiro e crocodilo, paguro-eremita e anêmona-do-mar.

pássaro paliteiro e crocodilo
Mutualismo: benefício recíproco com dependência obrigatória, em que um não vive sem o outro. Por exemplo, cupim e protozoário, algas e fungos (liquens), bactérias Rhizobium e raízes de leguminosas.
Comensalismo: um organismo é beneficiado (comensal), sem prejuízo ou benefício para o outro (hospedeiro). Outros exemplos: tubarão e rêmora, peixe-agulha e pepino-do-mar (inquilinismo), orquídeas e bromélias que vivem sobre as árvores (epifitismo).

Tubarão e rêmora
RELAÇÕES ECOLÓGICAS DESARMÔNICAS (COM PREJUÍZO)
Intra-específicas (mesma espécie)
Competição intra-específica: disputa pelos mesmos recursos ambientais, como alimento, espaço ou parceiro sexual. É um importante fator evolutivo. Por exemplo, o macho mais forte poderá deixar descendentes mais adaptados.
Canibalismo: um animal mata e come o outro da mesma espécie. Não é regra geral, pois ocorre devido à falta de recursos ou competição muito acirrada. Por exemplo, peixes predadores que comem os filhotes devido à falta de presas, leões mais jovens que comem os filhotes de outros leões mais velhos.
Interespecíficas (espécies diferentes)
Competição interespecífica: disputa pelos mesmos

Relacionados