EconSolid RegDeCtba2008

12607 palavras 51 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM CURITIBA E NA REGIÃO DE IRATI-PR: Avanços e Limites no Desenvolvimento Humano

Jaime Schmitz

São José dos Pinhais - PR
2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
JAIME SCHMITZ

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM CURITIBA E NA REGIÃO DE IRATI-PR: Avanços e Limites no Desenvolvimento Humano

Monografia apresentada como exigência do Curso de Especialização em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa da UFMG, sob a orientação da Professora MELISSA FERREIRA PORTES e da Professora Associada do corpo docente do curso, Maria de Lourdes Dolabela Luciano Pereira

“O sonho que se sonha só, é só o sonho que se sonha só. Mas o sonho que se sonha junto é realidade”. (Prelúdio, de Raul Seixas)

São José dos Pinhais - PR
2008

RESUMO

O fenômeno da Economia Popular Solidária se liga às questões do mundo do trabalho. Na trilha das cooperativas, é a mais nova reação popular à exclusão do emprego.
O sistema capitalista neoliberal promove esta exclusão, de modo que no Brasil não temos mais que um terço da população economicamente ativa com carteira assinada.
O crescimento da economia não tem significado uma apropriação desse ganho para as camadas populares. A desigualdade de renda é um dado que continua a exigir um projeto nacional voltado à economia popular.
A Economia Popular Solidária se distingue do modo capitalista e do modo estatista de produzir e consumir. Uma economia voltada às necessidades integrais da pessoa e do planeta e não do capital. Caracteriza-se pela autogestão, coletividade e solidariedade nas decisões e informações, companheirismo, primazia do social sobre o econômico, do trabalho sobre o capital, da ecologia sobre a tecnologia.
Os Empreendimentos de Economia Solidária pesquisados neste trabalho, na região de Irati, no interior do Paraná, e na região metropolitana da capital, vivenciam princípios e valores que superam a simples dimensão

Relacionados