economistas politicos e a divisão do trabalho

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 15 de junho de 2015
OBJETO CENTRAL: Divisão Social do Trabalho.

OBJETIVO GERAL: Este Relatório de Atividades de Leitura tem como objetivo geral desenvolver alguns dos principais conceitos e categorias das escolas do pensamento econômico desde suas origens, precedendo a exposição das escolas que formaram a Ciência Econômica, começando pela Economia Política Clássica, passando pela mercantilista e fisiocrata, osmarxistas e keynesianos.

ELEMENTOS ANALÍTICOS: 1. A partir da leitura da bibliografia da disciplina, irei tomar como base os textos dos autores Karl Marx, Oskar Lange, Pedro de Alcântara Figueira e Fernand Braudel para chegar ao objetivo de identificação de alguns principais conceitos para Economia, como produção, bens de consumo, meios de produção, troca de produtos, entre outros.
2. A escolhadesses autores como base, se deve ao fato dos mesmos tratarem de forma sucinta os conceitos que irei trabalhar, os quais me darão argumento para trabalhar com o objeto central.

INTRODUÇÃO

A Economia é uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, ou seja, como a ciência que se interessa pela maneira na qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim deproduzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo.
A expressão Economia Política foi utilizada pela primeira vez em 1615 por Antonie Montchritien, em sua obra “Tracté de I’Economie Politique” que estudava as relações de produção entre os capitalistas, proletários e latifundiários.
Na França, o termo Economia Política é definido como a ciência da “economia social”, e foiutilizado por Supinski na obra “A Escola Polonesa de Economia Social” entre 1862-1865.
Já na Inglaterra o conceito adotado foi “economia política”, por James Stewart primeiramente, quando intitulou sua obra de 1767 de “Inquiy into the Principles of Political Economy” (Inquérito sobre os princípios da Economia Política).
A partir dessa tradição franco-inglesa que surgiu a definição “economiapolítica” utilizada por Marx e Engels, que utilizavam para designar a ciência que lida com as leis sociais da produção e distribuição dos bens.
Em 1890, o termo foi utilizado por Alfred Marshall, em seu livro intitulado “Principes of Economics”. A partir daí, o conceito passou a ser usado com mais frequência.
Atualmente utiliza-se o termo Economia Política para referir-se a estudos interdisciplinaresque se apóiam na economia, sociologia, direito e ciências políticas para entender como as instituições e os contornos políticos influenciam a conduta dos mercados. Analisam as relações entre a economia e o poder político dentro dos estudos.

FISIOCRACIA

É considerada a primeira escola de economia científica, que surgiu no século XVIII, foi desenvolvida por um grupo de economistas franceses. Omovimento teve como principais figuras François Quesnay e Anne Robert Jacques Turgot. Foi a escola precedente da Economia Política Clássica. A principal característica dessa Escola é o estado de laissez faire, ou seja, a não-intervenção do Estado no sistema econômico. Para eles, o melhor jeito de gerar riqueza seria através da agricultura, já que exige poucos investimentos e gera muito lucro e dessaforma contrariando o pensamento mercantilista. Mesmo possuindo muitas limitações, a teoria da fisiocracia foi de suma importância para Adam Smith criar a Teoria Clássica.

MERCANTILISMO

Foi um conjunto de práticas econômicas praticadas na Europa na Idade Moderna. É marcada pela intervenção do Estado na economia, ou seja, era um conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estadobaseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres.
Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo: balança comercial favorável, pacto colonial e protecionismo.
Teve como principal impulsionador Jean-Baptiste Colbert, o qual era ministro de finanças da França e permaneceu 22 anos à frente das práticas econômicas deste país.

ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA

A primeira escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Divisão político administrativa do brasil
  • Angola e sua divisão politico administrativa
  • Divisão político-administrativa do brasil
  • Fichamento Economistas Políticos
  • Divisão do Trabalho
  • Divisão do Trabalho
  • Divisao de trabalho
  • Divisao do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!