Economistas listam principais problemas da economia para o pr ximo presidente

959 palavras 4 páginas
Economistas listam principais problemas da economia para o próximo presidente

Tetê Monteiro - Estado de Minas
Publicação: 08/09/2010 06:17 Atualização: 08/09/2010 06:50
A 26 dias das eleições que vão eleger o novo governante do país, o próximo presidente do Brasil pode começar a colocar as barbas de molho, pelo menos na visão de alguns economistas. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) nacional caminha para fechar o ano em 7%, o crédito está farto e o consumo avança sem atrair inflação de demanda, analistas ouvidos pelo Estado de Minas afirmam que o Brasil tem ainda muito a avançar.

A pedido do EM, sete economistas brasileiros listaram os sete maiores problemas da economia nacional que o próximo presidente do país vai ter que encarar. Foram listados os mais selecionados por ordem de citação. O campeão foi falta de investimento em infraestrutura. De acordo com eles, é preciso investir em portos, aeroportos, rodovias e geração de fontes alternativas de energia. “Este ponto é crucial para um país que pretende iniciar uma trajetória de crescimento sustentado. Sem o início urgente de criação de infraestrutura adequada, aparecerão gargalos que imporão limites ao nosso tão sonhado crescimento sustentado”, diz o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), Wanderley Ramalho.

Para o diretor-executivo da NGO Associados Corretora, Sidnei Moura Nehme, o investimento em infraestrutura deixou a desejar nos últimos governos. “É preciso portos novos e forte investimento na renovação dos existentes. Temos que criar estradas e sistemas ferroviários com malha disseminada por todo o país para escoamento da produção agrícola. O frete da soja de Rondônia a Paranaguá custa mais do que de Paranaguá a Hong Kong”, afirma o especialista em mercado de câmbio.

Os economistas também afirmam que o próximo governo deve avaliar a participação das Parcerias Público-Privado (PPP’s) para

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas