Economico

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Introdução
O presente trabalho, enquadra-se na cadeira de Antropologia do Económico e apresenta uma abordagem sobre a abordagem substantivita e abordagem formalista. O mesmo temo como objectivo, apresentar o percurso histórico da Antropologia do económico e mostrar a discussão da abordagem substantivista e formalista.
Importa salientar que o trabalho que teve como metodologia a revisãobibliográfica que consistiu na leitura, recolha de dados e por fim a sistematização dos dados que abordam o conteúdo em análise.

Surgimento da Antropologia do económico
A antropologia como ciência pretendeu no início compreender as origens da humanidade e da natureza cultural e biológica das sociedades ditas primitivas ou exóticas. Com o desaparecimento do mundo estranho, a antropologiaconverteu-se metodologicamente, onde passa a estudar também o europeu (o dito civilizado).
Neste contexto, interessada pela cultura dos grupos, passou a estudar as formas materiais, simbólicas, sociais, religiosas, politicas, económicas da organização das sociedades mundiais.
Com o processo de diferenciação, iniciaram as especializações no estudo da antropologia, criando-se a antropologia do económicocomo um campo específico que trata das questões económicas das sociedades.
Segundo Del Toro (1999:84) e Elardo (2003:10), a obra de Malinowski marca o início da antropologia económica enquanto disciplina. Ainda na óptica desses autores, o valor da mesma ficou a dever-se à novidade que representaram na época as suas investigações empíricas no terreno e ao seu interesse sobre as relações que seestabelecem entre a economia e os outros aspectos do sistema social.



Discussão em torno da abordagem formalista e abordagem substantivista
Os formalistas, como o caso de Burling, Leclair, Salisbury, invocam a existência pretensamente universal da categoria da economia política (crédito, capital, investimento, oferta, procura) fundados sobre a ideia de maximização das vantagens em lucro,poder, fama, etc. Para cada pessoa, procuram elaborar uma corporação continuada dos diversos sistemas económicos que funcionam a partir das noções de utilidade, raridade e competição, a economia, ao combinar meios que visam alcançar os fins estaria a fazer um cálculo racional para economizar os meios.
Encontra partida, os substantivistas negam a validade destas categorias, quando aplicadas a outrassociedades diferentes das que estão organizadas em volta do mercado para a produção e troca das mercadorias, segundo a lei de oferta, uma vez que a economia primitiva esta como que encrustada no funcionamento das outras instituições plurifuncionais.
Karl Polanyi, o principal representante dessa corrente, salienta que a predominância dos mecanismos de reciprocidade, particularmente nas sociedadestribais e de redistribuição sobretudo nas chefaturas e estados, diferentes de troca mercantil. Esta troca não passa necessariamente pelos sítios de mercado, mas por porto de mercado, neutros, embora administrados por um grupo dominante (Polanyi, 2000).
Importa referir que por um lado, os formalistas atribuem á antropologia económica o estudo de uma variedade de comportamentos humanos que consisteem combinar os meios determinados e escassos para atingir meios específicos. Por outro lado, os substantivistas que entendem ser a economia de uma sociedade as formas e as estruturas sociais de distribuição, e da circulação de bens materiais que caracterizam a sociedade em dado momento da sua existência (Elardo, 2003)
O campo formalista, defende que o comportamento humano maximizador que setraduz na afectação de recursos escassos a fins alternativos, a economização é encontrado em todas as sociedades humanas. Deste modo, os princípios da ciência económica moderna são passíveis de ser aplicados ao estudo de todas as sociedades, incluindo as do passado. Entre os autores que se destacaram neste campo, encontramos: Burling, LeClair, Cook e Cancian.
Entretanto, ao invés, deve-se partir da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • econômico
  • economico
  • economico
  • Economico
  • Economico
  • Economico
  • Econômico
  • Economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!