economiasdx

1047 palavras 5 páginas
Etapa - 01
Fundamentos de Economia.
A teoria neoclássica
Com inicio na década de 1870, e foi se desenvolvendo até as décadas do século XX. Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemático explicito, que procuravam isolar os fatos econômicos de outros aspectos da sociedade.
Um grande ícone dessa corrente foi Alfred Marshall, com seu livro Princípios de economia de 1980. Existiram outros teóricos como: William Jevons, Léon Walras, Joseph Alois Schumpeter, entre outros.
A formalização da análise econômica evoluiu muito principalmente a Microeconomia. Com profundidade é analisado o comportamento do consumido, sendo o desejo do consumidor é aumentar a satisfação de consumo, já do produto é aumentar o lucro.
Existe a análise marginalista, é fundada em conceitos marginais, como receitas e custos marginais, é privilegiado alguns aspectos, como a integração de muitos mercados simultaneamente, ou em aspectos de equilíbrio parcial sendo usado um instrumento gráfico.
Já a teoria quantitativa da moeda relaciona a quantidade de dinheiro com os níveis de atividade econômica e de preços.
Teoria Keynesiana
Keynesiana iniciou-se com publicação da teoria geral do emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes como a revolução Keynesiana, tamanho o impacto de sua obra.
Para entender o impacto da obra de Keynes, é necessário considerar sua época. Na década de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a grande depressão.
O desemprego na Inglaterra e em outros países da Europa era muito grande. Nos Estados Unidos, após a quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929, o número de desempregos assumiu proporções elevadíssimas.
A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico, e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.
Os argumentos de Keynes influenciaram muito a política econômica dos países capitalistas. De modo

Relacionados