EconomiaResumo

1399 palavras 6 páginas
ECONOMIA - RESUMO

Assim, começa-se por dividir a história do pensamento econômico em apenas duas etapas: a fase pré-científica e a fase científica. A partir disso, delineia-se uma linha do tempo, conforme os fatos mais relevantes que foram acontecendo e os autores mais importantes que se foram destacando com suas obras fundamentais. A fase pré-científica da economia vai desde a antiguidade até por volta de 1750. Foi a fase na qual por muito tempo, a economia constituiu-se de um conjunto de preceitos e soluções adaptados a problemas específicos. Isto é, na realidade, os interesses eram outros que não a economia, mas, de uma forma ou de outra, os problemas econômicos apareciam, pois, na verdade, eles fazem parte do comportamento humano. Grandes transformações marcaram o mercantilismo. Algumas delas chegam a ser nomeadas de revolução, em função da importância de seus impactos na sociedade.
Transformações intelectuais: Renascimento e sua grandiosa explosão artística e literária.
Transformação religiosa: reforma de John Calvin, e seguidores condenando a ociosidade e aprovando o individualismo e a atividade econômica. Justificando os juros cobrados nos empréstimos, a busca do lucro e o sucesso nos negócios que modificaram o padrão de vida até então.
Transformações políticas: aparecimento do estado moderno, coordenador de recursos humanos e matérias da nação. Aglutinador das forças da nobreza, clero, senhores feudais, burguesia nascente etc.
Transformações geográficas: a invenção da bússola facilitou a ampliação dos “limites do mundo” com as grandes descoberta.
Transformações econômicas: O afluxo de metais preciosos a Europa vindo do Novo Mundo e o aparecimento de algumas idéias sobre moeda fizeram surgir o conceito metalista, base do mercantilismo; Entretanto, foi pouco significativa a contribuição do mercantilismo para a formação do pensamento econômico cientifico. Apenas dois nomes e duas obras podem ser citados como, eventualmente, precursores da fase

Relacionados