Economiamercados-apon-alfredo

4084 palavras 17 páginas
MERCADO: Noção de mercado: Ao falarmos de mercado muitas ideias nos vêm à cabeça. Já ouvimos certamente falar no mercado do Bulhão, no Porto, ou no mercado da Ribeira, em Lisboa. Já ouvimos também certamente alguém dizer: “Fui ao mercado” – querendo com isso dizer que foram ao “Supermercado” ao “Hipermercado” à “Praça” ou à “Feira”. Todas estas expressões têm em comum o facto de serem locais onde se podem encontrar os bens que necessitamos, os bens para satisfazerem as nossas necessidades... Também é frequente ouvirmos falar em “preço do mercado internacional” de um determinado produto..., “mercado de Capitais”, “mercado de Trabalho”, etc. Ao ouvirmos estes conceitos verificamos que eles não correspondem a lugares concretos onde possamos adquirir coisas. O conceito de mercado tem dois sentidos: Concreto: Lugar onde se encontram vendedores e compradores. Abstracto: Conjunto de possíveis vendedores e compradores.

É através do mercado que se adequam a oferta e a procura de cada bem, de modo que é garantida aos consumidores a produção dos bens que necessitam e aos produtores a certeza de que venderão os bens que irão produzir, isto é, no mercado chega-se à compatibilização entre a oferta e a procura de um bem para certo preço. Mercado “É o elemento fundamental da actividade económica dos países capitalistas modernos. O processo de troca é o centro da vida produtiva nos países de economia de mercado. O mercado é o lugar de encontro entre o que deseja comprar (Procura) e o que deseja vender (Oferta), onde se realizam as trocas dos bens”. O mercado é a realidade de uma troca que se concretiza por um preço ou equivalente monetário do valor do bem. No mercado interagem diversos elementos: Oferta, Procura, Moeda, Preços.

Num sistema de mercado, cada mercadoria e cada serviço têm um preço. CLASSIFICAÇÃO DOS MERCADOS: Critérios de definição dos mercados: 1 – Quantidade –número de participantes e sua importância. 2 – Interdependência –relações que se estabelecem entre os

Relacionados