EconomiaListadeExercicicos

2480 palavras 10 páginas
Discentes: Daniella Pereira Lisboa (Matrícula n° 15111010642), Núbia Isnália Alves de Oliveira (Matrícula n° 15111010639) e Priscylla Gonçalves da Silva (Matrícula n° 15111010668).
Turma: 1º Direito, Turma “B”, Noturno, Sala AC12.
Disciplina: Economia.
Docente: Laura Karoliny Nogueira.

LISTA DE EXERCÍCIOS

1. Apresente as funções (ou papéis) importantes que a moeda cumpre na sociedade.
As funções da moeda são: meio de troca/meio de pagamento, unidade de conta e reserva de valor. 2. Caracterize os estágios de evolução da moeda.
Os estágios de evolução da moeda são os seguintes: pré economia monetária, moeda mercadoria, moeda simbólica, moeda escritural e moeda sofisticada. Na pré economia monetária, as transações eram feitas por meio de trocas diretas, também denominadas escambo. Na moeda mercadoria, a moeda era a mercadoria, tal como o sal e gado. Findou-se o escambo e iniciou-se as trocas indiretas, em que existe primeiro uma venda e depois uma compra. Na moeda simbólica, as mercadorias foram substituídas pelos metais, ante a dificuldade em avaliar os pesos, utilizando-se a moeda cunhada. Na moeda escritural, diante da disseminação da moeda passou-se a usar instituições bancárias (bancos) para realizar depósitos. Já a moeda sofisticada é caracterizada pelo uso de tecnologia avançada, tais como registros eletrônicos, aplicações e investimentos. 3. Em geral, o que leva a demanda por moeda?
Em geral se demanda moeda por efeitos de transações, precaução/liquidez, especulação. Demanda de moeda, refere-se à quantidade de moeda que o setor privado não bancário retém. Há duas razões para se reter moeda. Primeiramente, a demanda de moeda para transação: as pessoas precisam de dinheiro para suas transações no dia a dia. Além disso, o público e as empresas precisam ter certa reserva monetária para pagamento de imprevistos (demanda de moeda por precaução). Por fim, a demanda de moeda por especulação: dentro de sua carteira de aplicações, os investidores deixam uma parte

Relacionados