economiaLeo Huberman

10495 palavras 42 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
UNAVIDA

CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL E DO BRASIL

PROFESSORES: Diógenes Nascimento

SINTESE DA DICIPLINA APLICADA

ALUNOS: Antônio F. G. Araújo, Sandra Maria, Alcinedja Alves e Halanna Araújo.

EMENTA
Conceito de História econômica, relações entre história e economia. Povos coletores; economia agrícola e urbana. Revolução comercial e expansão europeia. Formação do capitalismo, revolução econômica do Brasil.

OBJETIVOS

Reconstituir as linhas históricas dominantes na constituição da formação social mundial/brasileira, enfatizando os eixos econômicos neste processo.
Integrar metodologicamente, no interior dos diferentes momentos históricos, as bases sociais, políticas e culturais sobre as quais assentaram os modelos econômicos e os modos de produção;
Associar as transformações internas com a relação aos movimentos mais globais.

Resumo dos capítulos estudados em sala do livro :História da riqueza do homem (Leo Huberman)

PARTE 1
Do feudalismo ao capitalismo: Sacerdotes, Guerreiros e Trabalhadores

Leo Huberman inicia seu livro expondo os meios pelos quais se produzia na idade média, por volta do século X e XII. Para tal, o autor descreve em linhas gerais as principais características da sociedade feudal, assim como seu funcionamento. Dessa forma ele destaca que: “A sociedade feudal consistia dessas três classes sacerdotes guerreiros e trabalhadores, sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar”. Tal sociedade, como fica evidente, já se estabelecia sobre uma relação de domínio entre seus membros, relação essa que data de muito tempo antes do estabelecimento do regime de feudos.
Quanto ao funcionamento, como nos permite entender o autor, era claramente proveitoso para o proprietário do feudo, para o senhor feudal, enquanto que para o

Relacionados