Economia

Páginas: 3 (574 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
1 – Explique oq vem a ser concorrência pura ou perfeita
É um tipo de mercado em que há um grande numero de vendedores (empresas) para um grande numero de compradores, onde o objetivo é vender mais ereduzir os custos para esse mercado é preciso de diferenciais. Tendo as seguintes características: mercado atomizado; produtos homogêneos: concorrência de produtos iguais; não existem barreiras áentrada no mercado; transparência no mercado: todas as informações como lucro e preço são conhecidas por todo o mercado.

2 – Descreva Oligopólio e Monopólio.
Monopólio é o inverso de concorrênciaperfeita, onde não há bens substutivos ou concorrentes, é uma única empresa onde o empresário determina os preços e os consumidores se submetem a esses preços ou deixam de consumir.
Oligopólio: é umaestrutura de pequenas empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser definido por um pequeno ou elevado numero de empresas mas poucas dominantes do mercado. O preço é estabelecido por cartel umapolítica determinante de preços de determinado produto para todas as empresas vendedoras.

3 – Quais as estruturas de mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
É concorrência perfeita no mercadode fatores quando a concorrência é abundante tornando o preço constante. Monopsonio: onde só há um comprador para muitos fornecedores, sendo o comprador quem estipula o preço a ser pago por serúnico.Oligopsonio: onde há poucos compradores para muitos fornecedores, sendo os fornecedores quem estabelecem o preço por cartel. Bilateral: onde há um comprador monopolista e um vendedor , as empresaschegam em um acordo de preço.

4 – Quais as formas que o governo dispõe para interferir no equilíbrio de mercado?
O governo dispõe de três formas: Estabelecimento de impostos, que se dividem em:impostos indiretos sçao impostos sobre o consumo ou a venda ICMS. Impostos diretos: impostos sobre a renda ou patrimônio IPTU. Imposto especifico quando o valor do imposto da unidade vendida é fixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!