Economia

Páginas: 4 (773 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Globalização

A globalização corresponde a mais recente fase da expansão capitalista.
Este processo difere dos demais por dispensar a ocupação territorial. Trata-se de uma invasão de mercadorias,capitais, serviços, informações e pessoas, obtidas graças à agilidade nos deslocamentos e à eficiências das deslocações.
Desde que as sociedades estabeleceram contatos entre si houve a troca deinformações, de técnicas, e de culturas.
Até a revolução industrial, o processo de globalização foi lento. no processo de industrialização, a padronização de hábitos de costumes foi feita por meio de umamídia poderosa, utilizando meio de comunicação em massa.
O motor da globalização é a competitividade. Visando à obtenção de produtos competitivos no mercado grandes empresas financiam ou promovem apesquisa, do que resulta um acelerado avanço tecnológico, esse avanço implica informatização de atividades e automação da indústria, incluindo até a robotização de fábricas.
Neste aspecto, a produçãodeixa de ser local para ser mundial, o que também ocorre com o consumo, uma vez que os mesmos produtos são oferecidos à venda nos mais diversos recantos do planeta. Nessas condições, a eliminação debarreiras entre as nações torna-se uma necessidade, a fim de que o capital possa fluir sem obstáculos.

Vantagens e Desvantagens da globalização

Vantagens:
A abertura foi fundamental no combate àinflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa ofertamaior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.

Desvantagens:
A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziuum efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!