Economia

Páginas: 2 (399 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
DESENVOLVIMENTO SEGUNDO A CONCEPÇÃO MARXISTA
Na visão clássica, a trajetória temporal do crescimento efetua-se com o declínio da taxa de lucro e com conflito distributivo. A visão de Marx é similar.conflito entre o capital e o trabalho, onde percebe-se a exploração dos capitalistas proprietários dos meios de produção e os trabalhadores.
Categorias:
O capital total é formado pelo capitalconstante, c, e o capital variável, v, compreende os salários pagos aos trabalhadores, estimado em termos equivalentes ao total dos bens necessários à reprodução da força de trabalho (alimentação,educação, habitação, vestuário etc.). O capital constante consiste na depreciação do capital fixo e nas matérias primas empregadas no processo de produção e, é constante por que permanece igual ao que foiperdido no processo de produção. E o valor agregado ao valor total empregado em termos homens-hora, a mais valia constitui-se dos lucros líquido, juro e renda da terra.
A composição orgânica do capitalna visão de Marx, em se tratando do valor , é determinada pela proporção em que o capital se divide em constante (valor dos meios de produção) e variável (valor da força de trabalho), essa noção foiusada para mostrar os efeitos de mudanças tecnológicas sobre a demanda de mão de obra, a acumulação de capital, a taxa de lucro e a taxa de mais valia. Em se tratado do trabalho Marx rejeita a teoriada população dos clássicos como mecanismo de ajuste do preço natural do trabalho. Para ele, existe um mecanismo endógeno ao mercado de trabalho que mantém os salários sob controle, formado pela reservade trabalhadores desempregados, deslocados pelo emprego de tecnologias nas fabricas e liberando mais trabalhadores desempregados; denominando-se exercito industrial de reserva que consiste, noemprego de novas tecnologias nos meios de produção liberando parte dos trabalhadores amortecendo os salários e a taxa de lucro . Na visão de Marx, no longo prazo, a situação também piora para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!